Azarões, brasileiros do Atlético de Madri não querem acompanhar convocação

José Ricardo Leite e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

  • Sergio Perez/REUTERS

    Miranda vive boa fase, mas corre por fora por vaga na seleção

    Miranda vive boa fase, mas corre por fora por vaga na seleção

O time sensação da Europa na atual temporada tem dois brasileiros como alguns de seus pilares não só nesta histórica campanha, mas também na ascensão dos últimos anos. Miranda e Filipe Luis ajudaram o técnico Diego Simeone a formar a sólida defesa do "chato" Atlético de Madri, líder do Espanhol e finalista da Liga dos Campeões. Mas, apesar disso, ambos correm por fora na disputa por vagas na seleção brasileira que vai jogar a Copa do Mundo de 2014.

O zagueiro foi chamado uma única vez por Felipão, para dois amistosos, há mais de um ano. Nunca mais voltou. Já o lateral esquerdo chegou a fazer parte do grupo campeão da Copa das Confederações, mas parou por ali. O primeiro viu nomes como Dedé, Henrique e Marquinhos ganharem chance e serem mais cotados para a única vaga restante na zaga (Thiago Silva, David Luiz e Dante são nomes certos).

Já o lateral perdeu espaço depois de fazer parte do grupo que conquistou o título e hoje está atrás de Maxwell, do PSG, na concorrência, segundo o que apontaram as últimas convocações de Felipão.

Ambos dizem respeitar os concorrentes e pregam um discurso contra a ansiedade. Tanto que relatam que nem querem ficar ligados na convocação desta quarta-feira. Não vão procurar nenhum canal canal brasileiro ou transmissões pela internet. Vão esperar alguém avisá-los pelo telefone. Ambos chegaram a ser cotados para a Copa de 2010 e estiveram no último jogo das eliminatórias com o técnico Dunga. Mas acabaram fora na convocação final.

"Na outra vez (em 2010) eu fiquei na frente do computador, mas desta eu quero ficar tranquilo e esperar a notícia chegar. Não vou ficar olhando, vou esperar a ligação (de alguém). É igual quando você faz uma prova no colégio e tem que esperar vir a nota e fica naquela ansiedade. Mas não adianta nada, porque a prova está feita e não vai mudar nada. É a mesma coisa na convocação", falou Filipe Luis.

Reprodução/Instagram
Filipe Luis foi campeão da Copa das Confederações, mas perdeu espaço

"Se eu for chamado, alguém vai me avisar. Não vou ficar atento não e nem esperando porque a minha vida segue igual estando ou não na seleção brasileira. Não prevejo ansiedade, procuro seguir a minha vida normal. Tenho bastante esperança, mas se você ficar muito ansioso a decepção poderá ser maior", concluiu Miranda.

A boa fase dos dois jogadores junto com a do clube de Madri faz com que surjam várias indagações por parte dos espanhóis, contam os jogadores. A imprensa e torcida local questionam porque estão fora da equipe de Scolari. Mas eles explicam que é natural pelo fato do Brasil ter muitas opções de qualidade.

"Eles me perguntam e a resposta que eu tenho é que seleção brasileira tem muita qualidade e jogadores de alto nível. É muito mais difícil estar na seleção brasileira do que fazer parte de qualquer seleção do mundo. Ao mesmo tempo eles (espanhóis) ficam tristes e falam porque eu não estou na seleção", falou o zagueiro.

"Aqui sai bastante na imprensa comentários de jornalistas, mas não tem nenhum tipo de influencia na mídia brasileira. Aqui se comenta bastante se o jogador está bem, mas do seu país isso é normal na cultura deles. Às vezes eu ouço você vai pra Copa? Como a gente não sabe eu digo eu não sei tenho que esperar", falou Filipe.

O Atlético de Madri lidera o Campeonato Espanhol, restando duas rodadas para o final. Tem 88 pontos, dois a mais do que o Barcelona, segundo colocado. Não vence a competição nacional desde 1996.

E, no dia 24, faz a final da Liga dos Campeões contra o arquirrival Real Madri. Jamais o Atlético venceu a principal competição europeia de clubes. Para quem tem toda essa expectativa pela frente, o que seria melhor: ser convocado para disputar a Copa pelo Brasil ou vencer os títulos pelo Atlético de Madri?

"São duas coisas assim que não tem dimensão de como eleger um melhor. Estou na final da Liga dos Campeões, quero ganhar e só pensar em seleção brasileira a partir do momento que for convocado. Eu estou na Champions então eu quero ganhar a Champions", falou Miranda.

"Prefiro ganhar a Champions League e ganhar a Copa do Mundo. Estando na seleção ou não, o Brasil precisa ganhar essa Copa do Mundo. É uma pergunta muito difícil, mas todo mundo desde criança sonhou um dia jogar uma Copa do Mundo. E estando num momento como estamos, numa final da Champions League com o Atlético de Madri, eu só penso em ganhar e mais nada", falou Filipe.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos