Felipão não vai divulgar lista de suplentes e sumirá até convocação da Copa

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

Daqui a uma semana Luiz Felipe Scolari divulgará os nomes dos 23 jogadores da seleção brasileira convocados para a Copa do Mundo. Até o dia 13 de maio, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) precisa enviar à Fifa 30 nomes, os 23 mais sete suplentes, caso o técnico precise fazer alguma troca até o dia 2 de junho. Felipão não irá divulgar quem são os jogadores dessa lista extra.

O suspense não vai durar muito tempo, já que a Fifa publica os nomes no seu site oficial depois de receber as informações de todas as seleções. Em 2010, Dunga tampouco divulgou os nomes dos suplentes na hora da convocação para a Copa. No mesmo dia, porém, horas depois, a CBF publicou em seu site a lista, que tinha Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho.

Os sete suplentes são os únicos jogadores que poderão ser os substitutos dos convocados caso o técnico queira fazer a troca até o dia 2 de junho, quando as seleções são obrigadas pela Fifa a enviar a lista final, apenas com 23 jogadores. A partir dessa data, trocas só poderão ser feitas em caso de lesões.

A decisão de não divulgar a lista extra foi tomada por Felipão nesta semana durante as reuniões que teve com a comissão técnica no Rio de Janeiro. Os encontros fazem parte da rotina reclusa do treinador nos dias que antecedem a convocação.

Nesta semana, Scolari se encontrará com a psicóloga Regina Brandão, que está com o técnico desde 1993 e foi sua consultora na Copa de 2002. A dupla definirá o trabalho que será feito com os atletas na Granja Comary. A falta de experiência da maioria dos jogadores em Copas do Mundo é algo que preocupa a comissão técnica da seleção.

No final de semana, Felipão irá para Rio Grande do Sul. Conversar com o gaúcho dias antes da convocação será um privilégio dos parentes e amigos mais próximos. Scolari não dará entrevistas, nem pretende ir a eventos públicos.

A última aparição de Felipão foi numa palestra na última quinta-feira, 24 de abril, em São Paulo. Dias antes, gravou uma entrevista exibida pelo Fantástico, da TV Globo, no último domingo. À emissora afirmou ter 22 nomes da convocação para a Copa definidos.

Na quinta, o técnico entregou oito jogadores certos na sua lista: Júlio César, Fred, Thiago Silva, Ramires, Willian, Paulinho, Oscar e David Luiz. Mesmo sem admitir, Neymar, claro, Daniel Alves, Jefferson, Marcelo, Maxwell, Dante, Luiz Gustavo, Bernard, Jô e Hulk são nomes certos na lista de Felipão.

Em outras cinco vagas, todas para a reserva, o treinador deixou dúvidas de quem levará. Casos do terceiro goleiro (entre Victor e Diego Cavalieri), o lateral-direito reserva (Maicon ou Rafinha), duas vagas no meio (com Fernandinho, Lucas Leiva e Hernanes na disputa) e um zagueiro (Marquinhos, Miranda, Henrique ou Dedé).

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos