Beira-Rio 'encolhe' após descoberta de pontos cegos e ajuste em cadeiras

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Jeremias Wernek/UOL

    Número de cadeiras retiradas não é preciso, mas redução fará sócios serem chamados pelo clube

    Número de cadeiras retiradas não é preciso, mas redução fará sócios serem chamados pelo clube

O estádio Beira-Rio diminuiu de capacidade após a retirada de cadeiras que tinham a visão prejudicada e readequação de acesso para portadores de necessidades especiais. O encolhimento foi confirmado pelo Internacional e pela construtora Andrade Gutierrez, mas o número exato de cadeiras retiradas gera um conflito de versões.

Dentro do próprio Inter a quantidade de cadeiras sacadas sofre variações. Um primeiro número aponta para 470 assentos retirados, mas também existe a informação de que foram 700. O jornal Correio do Povo, por sua vez, fala em até 1,4 mil lugares a menos do que projetado inicialmente.

Em seu site oficial, na terça-feira, o Inter se limitou a dizer que após uma revisão dos setores do estádio encontrou "divergência de distribuição, visibilidade e disponibilidade de cadeiras".

"A partir da semana que vem vamos chamar os sócios que locaram e procurar uma saída. Ao invés de colocar o sócio nesta cadeira, vamos deslocar ele para um assento logo ao lado, no mesmo setor. O importante é que temos solução para todos estes casos", afirmou Norberto Guimarães, vice-presidente de comunicação social do Inter.

No sábado, às 18h30min, o Beira-Rio receberá seu quarto jogo em 2014. Mas o primeiro de forma oficial e após a reinauguração festiva. De acordo com o clube, 50.128 lugares estarão disponíveis para a partida entre Inter e Vitória, pela primeira rodada do Brasileirão.

No site da Fifa, na área que descreve os estádios que receberão a Copa do Mundo, o Beira-Rio é apresentado com capacidade para 50.287.

Segundo o Correio do Povo, além das cadeiras retiradas em virtude de pontos cegos e adequações de acessibilidade, o estádio também teria assentos fantasmas. Ou seja: lugares projetados, mas que não foram instalados.

Em fevereiro, o UOL Esporte relatou os pontos cegos no antigo setor das cadeiras perpétuas. Nos dois dias de reinauguração oficial do estádio, em abril, foi possível notar a retirada dos assentos, mas ainda sem ser definitiva. Pois a base de alumínio que acomoda o material seguia no local.

Em março, o estádio passou por uma readequação para receber os portadores de necessidades especiais. O tema chegou a gerar polêmica após duas partidas do Gauchão e uma reunião com o Ministério Público do Rio Grande do Sul. Na época, a previsão do Inter era retirar 150 cadeiras para acomodar os lugares.

Palco de cinco jogos da Copa do Mundo, o Beira-Rio receberá um evento-teste com acompanhamento da Fifa em 10 de maio, quando o Internacional enfrenta o Atlético-PR em partida válida pela 4ª rodada do Brasileirão.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos