Beira-Rio terá readequação de acessibilidade e deve perder 150 cadeiras

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

Uma falha no projeto de acessibilidade fará o Beira-Rio receber ajustes a partir da próxima semana. Atualmente, os portadores de necessidades especiais dispõem de duas áreas na arquibancada inferior e expostos a intempéries. Com a readequação, áreas serão criadas no anel superior do estádio. Mas para abrir espaço no setor cerca de 150 cadeiras deverão ser retiradas.

O problema foi detectado por cadeirantes nos dois eventos-teste realizados pelo Inter, durante jogos do Gauchão. E na próxima segunda-feira, em reunião no Ministério Público do Rio Grande do Sul, o Colorado assinará um Termo de Ajustamento de Conduta.

"A adaptação vai criar áreas próximas a cada acesso da arquibancada inferior. Vamos espalhar estes espaços diante de cada portão. Este trabalho já começou e vamos intensificar nos próximos dias", afirmou o vice-presidente de administração do Inter, José Amarante.

Serão 45 novos lugares e mais os já existentes, na arquibancada inferior, próximos ao gramado do Beira-Rio. O cálculo sobre a quantidade de cadeiras que terão de ser inutilizadas indica a retirada de até 150 cadeiras.

"A retirada destes assentos não muda em nada o projeto do estádio. Pelo contrário, deixa o Beira-Rio mais plural. Capaz de abrigar todos os colorados", comentou Amarante.

A meta do Internacional e da Brio, empresa criada para administrar o estádio, é de que a readequação seja concluída em um prazo de 20 dias. Assim, as modificações poderão ser utilizadas no evento de reinauguração oficial do estádio.

Além da readequação das áreas para portadores de necessidades especiais, o clube gaúcho e a empresa gestora do estádio também trabalham para a eliminação de pontos cegos na arquibancada superior. A visão do setor das antigas cadeiras perpétuas é afetada, nas fileiras mais altas, por uma bancada erguida para a imprensa.

Na próxima semana o Beira-Rio também deve começar a receber as obras para pavimentação da área privada de seu entorno. Internacional e Brio irão bancar os trabalhos em 12 mil metros quadrados, com um custo estimado de R$ 5 milhões.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos