Beira-Rio apresenta pontos cegos e Inter pode ter que retirar cadeiras

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Divulgação/Inter e Andrade Gutierrez

    Novas cabines e bancadas de imprensa atrapalham visão de cadeiras na arquibancada superior

    Novas cabines e bancadas de imprensa atrapalham visão de cadeiras na arquibancada superior

O Beira-Rio ainda não foi entregue pela construtora Andrade Gutierrez, mas já apresenta áreas que necessitam de reparos. Dois pontos cegos foram identificados pelo Internacional e a empreiteira. Eles estão localizados na arquibancada superior, no setor das antigas cadeiras perpétuas, e são resultado da nova bancada de imprensa.

Ciente do problema, o clube gaúcho ainda quer realizar testes para ter certeza de como lidar com o tema. Uma alternativa, definida como mais extrema, é a retirada das cadeiras com visão prejudicada. Outra é simplesmente não comercializar os locais afetados.

Os assentos contíguos ao corredor, bem próximos ao final do anel superior, ficam com boa parte da visão do outro lado do campo comprometida. A mureta lateral da nova área de imprensa é que reduz o campo de visão.

Oficialmente, o Inter diz que irá analisar os eventuais ajustes necessários no estádio. E garante que fará as correções antes da entrega da obra – programada para 28 de fevereiro.

O número de cadeiras com visão prejudicada pode chegar a 30. Pois o ponto cego foi identificado nos dois lados da área dos jornalistas. O setor para mídia, aliás, é dividido entre cabines para rádio e TV e a bancada para veículos impressos e online.

A ideia da comissão de obras do Internacional é aguardar a realização dos eventos-teste para confirmar os detalhes que precisam de reparos. Os pontos cegos da arquibancada superior entrariam nesta lista.

Pelo cronograma atual, a área com visão prejudicava só deve ser liberada para acesso de torcedores no mês de março. A data atende ao plano de aumentar a capacidade do estádio gradualmente.

Outro detalhe em aberto diz respeito ao marco final da obra. Fechado para reformas desde dezembro de 2012, o Beira-Rio está em seu segundo prazo oficial de entrega.

É possível que o clube, em conjunto com a Brio e a Andrade Gutierrez, anuncie a conclusão da reforma até o final de fevereiro. Tratando os passos seguintes como ajustes e adequações realizadas pela Fifa, visando a Copa do Mundo.

Uma corrente mais cautelosa defende que o prazo seja estendido, para dar maior tempo de revisão de todos os setores e detalhes.

No próximo dia 26, às 22h, o Internacional voltará a jogar no Beira-Rio. No segundo evento-teste, o time dirigido por Abel Braga enfrentará o Brasil de Pelotas. A partida terá, outra vez, o público de 10.250 pessoas. Um nível abaixo da área que apresenta os pontos cegos atualmente.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos