Gol de Maradona após driblar seis ingleses vira peça de teatro na Argentina

Do UOL, em São Paulo

O gol de Maradona que eliminou a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986 foi parar no teatro. "Barrilete cósmico, el partido del siglo", peça em cartaz na Argentina, faz referência direta ao golaço em que o craque driblou seis para marcar 2 a 1 e eliminar os ingleses.

No mesmo dia em que fez um gol de mão, "la mano de Dios", um dos mais lendários da história do futebol, Maradona fez um dos gols mais bonitos do esporte.

A comédia encenada em Buenos Aires tem como pano de fundo a partida inesquecível, que, para os argentinos, foi quase uma revanche da Guerra das Malvinas e arrancada para o título mundial.

Dois irmãos e um vizinho se juntam para assistir à partida – e a mulher de um deles resolve contar justo nesse momento que tem um caso com outros dois.

O quarteto ora briga, ora comemora, enquanto ouve a narração de Víctor Hugo Morales. Foi ele quem cunhou a expressão "Barrilete cósmico", depois do gol de Maradona. "Pipá cósmica, de onde vieste para deixar pelo caminho tanto inglês?", disse, na ocasião. 

No ano passado, a narração de Morales daquela partida e o gol de Maradona já tinham virado literatura. O escritor Ariel Magnús editou um livro com toda a narração do jogo, numa tentativa de fazer do relato algo visualmente poético.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos