Dilma inaugurará arena da Copa em Cuiabá sem todas as cadeiras
Do UOL, em São Paulo
Aproveitando a visita de técnicos da Fifa às obras da Arena Pantanal neste domingo, em Cuiabá, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, anunciou que o estádio, que será palco de quatro jogos da Copa do Mundo, será inaugurado na próxima sexta-feira, dia 28. A cerimônia contará com a presença da presidente Dilma Rousseff, que estará em visita ao Estado.
A presidente, porém, irá inaugurar um estádio inacabado, com parte das cadeiras de arquibancada ainda por ser instalada e obras viárias no entorno a pleno vapor. Mas, como o desejo é aproveitar politicamente a presença da presidente da República na inauguração, o fato da arena estar inacabada é um problema menor. "A presidente Dilma virá a Mato Grosso para algumas inaugurações na semana que vem. Estamos acertando para que ela aproveite a visita e faça a inauguração simbólica da arena", disse Silval Barbosa, em entrevista coletiva, neste domingo.
A bola só vai rolar mesmo na Arena Pantanal, com todas as instalações entregues (segundo afirma o governo estadual), no dia 26 de abril, quase um mês depois da "inauguração simbólica com Dilma Rousseff", em uma partida entre Luverdense e Vasco da Gama, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Antes disso, porém, haverá outro jogo oficial, entre Mixto e Santos, no dia 2 de abril, válido pela Copa do Brasil. Na ocasião, entretanto, a arena não estará finalizada. Com cadeiras ainda pro instalar, o estádio receberá apenas 20 mil pessoas, número bem inferior à capacidade do estádio, de 41 mil torcedores, quando estiver pronto para a Copa.
Segundo o proprietário do time cuiabano do Mixto, Éder Moraes, "o fato de o estádio não estar 100% concluído no dia 2 de abril vai prejudicar sobremaneira o espetáculo". O clube contratou uma empresa de eventos de Mato Grosso para organizar o jogo e as apresentações que marcarão a estreia do estádio. "Agora, estamos amargando uma queda de 50% na receita esperada. Paciência".
O estádio mato-grossense ultrapassa um ano e quatro meses de atraso na entrega, disputando palmo a palmo com a Arena da Baixada (PR), que só será entregue no dia 15 de maio, o título de estádio mais atrasado da Copa. De acordo com a previsão inicial do governo brasileiro, de janeiro de 2010, as duas arenas deveriam ter sido entregues em dezembro de 2012.