Fifa rejeita recurso e croata não disputará Copa por entoar cântico nazista
Do UOL, em São Paulo
-
Darko Bandic/AP
Punição a Simunic foi confirmada e ele ficará de fora da Copa do Mundo do Brasil
O croata Josip Simunic não poderá disputar a Copa do Mundo do Brasil, confirmou a Fifa nesta quarta-feira. O jogador chegou a recorrer da suspensão de dez partidas por entoar cânticos nazistas na classificação da Croácia para o Mundial, mas o recurso foi rejeitado pela Comissão de Recursos da Fifa.
Simunic não defenderá a Croácia, que será a primeira rival do Brasil na Copa do Mundo, no dia 12 de junho, no Itaquerão. O jogador não poderá estar no estádio e também recebeu uma multa de aproximadamente R$ 70 mil.
A Comissão da Fifa afirmou que o jogador entoou um grito croata utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. Segundo a Fifa, o ato foi discriminatório e violou a dignidade de um grupo de pessoas.
O zagueiro entoou os cânticos no dia 19 de novembro de 2013, depois da vitória croata por 2 a 0 sobre a Islândia, pela repescagem europeia para a Copa.
Na festa, Simunic segurou o microfone e começou a gritar palavras que seriam slogans do período da guerra: Ele afirmou que foi baseado no "amor ao povo e à pátria" e disse que essa foi sua única influência na hora de se dirigir aos torcedores.
A Croácia tem outro jogador que não poderá enfrentar o Brasil. O atacante Mario Mandzukic, do Bayern de Munique, está suspenso por um jogo e ficará de fora da estreia do Mundial.