Cântico nazista tira rival do Brasil da Copa de 2014

Do UOL, em São Paulo

  • Darko Bandic/AP

    Josip Simunic, jogador croata acusado de entoar cânticos nazistas

    Josip Simunic, jogador croata acusado de entoar cânticos nazistas

A Fifa informou nesta segunda-feira (16) que o croata Josep Simunic foi punido com dez jogos de suspensão e está fora da Copa do Mundo de 2014 por entoar cânticos nazistas após a classificação de sua equipe ao Mundial.

A Croácia é o primeiro rival do Brasil na Copa, em 12 de junho, no Itaquerão. Simunic não poderá nem presenciar as partidas da Copa dentro dos estádios.

Durante a festa da classificação da Croácia, em novembro, Simunic segurou o microfone e começou a gritar palavras que seriam slogans do período nazista, quando a Croácia se aliou à Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. "Pela pátria!", gritou o zagueiro. "Preparados!".

O jogador do Dinamo Zagreb afirmou ter gritado por "amor ao povo e à pátria" e disse que essa foi sua única influência na hora de se dirigir aos torcedores.

A Fifa, no entanto, entendeu que o jogador realmente fez referência ao período do nazismo. "A saudação foi discriminatória e ofendeu a dignidade de um grupo de pessoas no que diz respeito à raça, religião ou origem, infringindo claramente o artigo 58 do Código Disciplinar da Fifa", publicou a entidade.

Segundo a Fifa, a punição começará obrigatoriamente na Copa do Mundo, o que consequentemente exclui o jogador da competição. Ele também foi banido de entrar nos estádios durante os dez jogos de suspensão.

Além disso, Simunic ainda recebeu uma multa de 30 mil francos suíços (aproximadamente R$ 70 mil) pelo gesto. A Fifa conclui o comunicado alegando que está "comprometida em lutar contra toda a forma de discriminação no futebol" e que busca "passar uma mensagem forte de que a discriminação não tem lugar no jogo".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos