Prefeitura do Rio decreta feriado na cidade em dias de jogos da Copa

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Gabriela Biló/Futura Press

    Prefeito Eduardo Paes decreto feriado em dias úteis em que o Rio receberá jogos da Copa

    Prefeito Eduardo Paes decreto feriado em dias úteis em que o Rio receberá jogos da Copa

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decretou feriado municipal em todos os dias úteis em que haverá jogos da Copa do Mundo de 2014 na cidade. O Rio vai receber sete partidas do torneio, inclusive a final, no dia 13 de julho. Três dessas partidas ocorrerão em dias da semana. O restante acontecerá no final de semana.

Segundo decreto publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial do Município, nos dias 18 e 25 de junho, ambos uma quarta-feira, haverá feriado parcial na cidade. Nesses dias, serão realizadas respectivamente as partidas entre Espanha e Chile (16h) e Equador e França (17h). Nos dois casos, o feriado vigorará a partir do meio-dia.

Já na sexta-feira, dia 4 de julho, o Rio receberá um das partidas das quartas de final da Copa do Mundo às 13h. Nesta data, o feriado será integral.

De acordo com a prefeitura, os feriados "visam a reduzir o fluxo de veículos, minimizar possíveis transtornos para a população, e agilizar o deslocamento dos torcedores para o estádio do Maracanã". O decreto prevê que comércio de rua, bares, shoppings, empresas de turismo e jornalísticas trabalhem normalmente, assim como determinados órgãos da administração municipal.

Obras e eventos suspensos

Outro decreto publicado nesta quarta-feira suspende a autorização para a realização de eventos na cidade de 22 de maio a 18 de julho, por causa da Copa. Segundo a prefeitura, mesmo os eventos já previamente autorizados deverão solicitar nova licença caso queiram manter sua programação.

Esse mesmo decreto suspende a realização de obras em locais públicos do Rio durante o mesmo período. Só serão autorizados reparos em casos expecionais.

Também durante 22 de maio e 18 de junho, vigorá na área do entorno do Maracanã a área de exploração comercial exclusiva da Fifa. Só empresas parceiras da entidade poderão fazer ações de marketing e propaganda a menos de um quilomêtro do estádio.

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos