Cães inspiram artistas e 'vestem' uniformes das seleções da Copa

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

Um grupo de fotógrafos e programadores transformou cachorros em jogadores da Copa do Mundo. A partir de fotos tiradas dos animais e posteriormente alteradas no computador, os idealizadores recriaram o uniforme da seleção brasileira em um cão da raça Fila Brasileiro.

Ao todo, 16 seleções do Mundial são representadas por diferentes raças de cachorros.

A camisa da Argentina, por exemplo, é "vestida" por um Dogo Argentino. Já o cão da raça bulldog representa a seleção inglesa.

A ação foi criada pelo site belga Life on White, que tem como especialidade fotos de animais em fundo branco.

"Nós decidimos escolher o cachorro mais popular ou que tenha origem com cada país. Para o Brasil, nós escolhemos o Fila Brasileiro. Na Inglaterra, é óbvio que colocaríamos um Bulldog para representar a seleção inglesa", respondeu por e-mail ao UOL Esporte o fotógrafo Paul-François Gay, um dos criadores do projeto.

A proximidade da Copa do Mundo inspirou a criação da coleção "cachorros jogadores".

O processo de criação começa a partir do cadastro de pessoas interessadas em ter seus bichos de estimação fotografados. A agência marca encontro para a sessão de imagens.

As fotos são tiradas na própria casa do dono do cachorro para que o animal não se sinta incomodado. A Life on White tem fotógrafos espalhados pela Europa e África, com base em Bruxelas. A agência não tem projetos de fotos no Brasil.   

Com as imagens dos cães em mãos, o trabalho para criação do "atleta cachorro" no computador dura cerca de 90 min.

A página eletrônica comercializa as imagens e também vende acessórios (roupas, bolsas, entre outros) com a temática animal. A fotografia é vendida em vários tamanhos. A imagem mais barata custa R$ 54. Uma camiseta com a ilustração do cão sai por R$ 70 (venda feita exclusivamente pelo site belga www.lifeonwhite.com).

A receita obtida pela Life on White com a comercialização das imagens é doada para diversas entidades de proteção aos animais.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos