Adidas cancela venda de camisas de conotação sexual para a Copa

Do UOL, em São Paulo

A Adidas emitiu nota oficial nesta terça-feira informando que cancelou a comercialização de produtos com conotação sexual projetando a Copa do Mundo. De acordo com a fornecedora de material esportivo alemã, a decisão foi tomada após consultas a consumidores e parceiros.

Em duas camisetas que estavam sendo vendidas no site americano da marca alemã, as imagens que remetem à beleza da mulher brasileira causaram incômodo. O problema é o fato de a Copa do Mundo também atrair muitos estrangeiros para o "turismo sexual".

Uma camiseta de cor verde mostra a frase "Eu amo o Brasil", cujo coração tem o formato de um bumbum de biquíni.

A outra camiseta, amarela, mostra: "lookin' to score", o que pode ser traduzido como "buscando gols", mas que também pode ser uma alusão a "pegar garotas". As camisetas custavam de US$ 22 a US$ 25 (de R$ 50 a R$ 60).

A presidente da República, Dilma Rousseff, usou sua conta no Twitter para externar descontentamento com a mensagem de cunho sexual feita pela Adidas.

"O Brasil está feliz em receber turistas que chegarão p/ a Copa, mas também está pronto para combater o turismo sexual"

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência publicou nesta terça-feira uma nota de repúdio à "confecção de camisetas com ilustrações de cunho sexual associado às cores e aos símbolos do Brasil".

"A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) vem a público repudiar qualquer iniciativa que vincule a imagem do nosso país a conteúdos de apelo sexual, como o ocorrido no episódio no qual a empresa Adidas anunciou a confecção de camisetas com ilustrações de cunho sexual associado às cores e aos símbolos do Brasil. Qualquer estímulo nesse sentido significa associar-se a criminosa prática do turismo sexual, que se constitui em uma grave violação de Direitos Humanos combatida permanentemente pelo país".

Confira a nota oficial da Adidas sobre o cancelamento das vendas:

A Adidas sempre acompanha de perto a opinião de seus consumidores e parceiros, e por isso  anuncia que os produtos em questão não mais serão comercializados pela marca. É importante frisar que trata-se de uma edição limitada que estaria disponível apenas para os Estados Unidos.

 

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