Quer ver os jogos da Copa do Mundo? UOL mostra como entrar nos estádios
Felipe Pereira
Do UOL, em São Paulo
Allan Cesar Ribeiro, 24 anos, não entrou no sorteio de ingressos da Copado Mundo, mas deu um jeitinho para estar no estádio na abertura do Mundial. Ele ganhou uma entrada numa promoção da Sony que dá direito a acompanhante. E ai dele se não escolher a noiva. Foi Jéssica Andrade quem avisou sobre o sorteio. A partida será no Dia dos Namorados, data do aniversário dela. "Vou levar a noiva senão dá problema", afirmou Allan.
Mesmo com a presença garantida, Allan continua a se inscrever em promoções. Quer repetir a sensação de quando recebeu uma ligação avisando que fora o ganhador. "Não tem como explicar, treme inteiro. Para quem gosta de futebol a emoção é um título". Ele conta que sempre se inscreve em sorteios, mas que quase nunca ganha.
O caminho usado por Allan é uma das maneiras de ver a Copa in loco para quem não conseguiu comprar um ingresso. Há outras formas de se enfiar num estádio e viver a emoção dos jogos ao vivo. O UOL lista jeitinhos e ressalta: até no site da Fifa ainda é possível. As outras alternativas são trabalhar durante as partidas, receber um convite de um patrocinador, ser gandula, porta-bandeiras e, dependendo da idade, entrar junto com os jogadores.
Saiba como você ainda pode ver os jogos da Copa:
Ainda restam ingressos
No dia 12 de março, a Fifa abre a quarta etapa de venda dos ingressos. Entradas que não foram vendidas em fases anteriores serão disponibilizadas na página de ingressos mantida pela entidade (www.fifa.com/ingressos/). Não há mais garantia de que bilhetes para todos os jogos estarão à venda. A quarta etapa de vendas de ingressos acaba no dia 1º de abril.
Já no dia 15 de abril, a entidade máxima do futebol abre os pontos de retirada de ingressos nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo. Nesses locais, também será possível comprar ingressos para o Mundial. Ao mesmo tempo, os ingressos remanescentes também estarão à venda no site da Fifa.
Essa será a quinta e última etapa de venda de ingressos. Ela vai se estender até 13 de julho, dia da final da Copa do Mundo. Durante esse período, os ingressos serão vendidos por ordem de encomenda. Entradas devolvidas à Fifa também serão recolocadas à venda até horas antes de cada partida do Mundial de 2014.
Sorteios
Pode não ser a Mega da Virada, mas a sorte pode colocar um torcedor dentro do estádio. Os sorteios são dos patrocinadores da competição e para concorrer basta procurar promoções nos sites da Coca Cola, McDonald's, Sony, Adidas, Centauro e Hyundai. No momento, há quase 2,9 mil ingressos a serem sorteados.
A maior parte é de uma promoção da Sony, que dará 2 mil entradas. Para participar é preciso comprar R$ 250 e produtos da empresa e fazer o cadastro no www.sony.com.br/copa. Será emitido um cupom eletrônico e o cliente estará concorrendo a ingressos diversos jogos.
Além de escolher carregadores de bandeiras, a Coca Cola distribuirá 80 ingressos para famílias verem partidas do Brasil no Mundial. Concorrem ao prêmio compradores de duas unidades ou mais de produtos da empresa a partir de 1,5 litro. A nota fiscal dá direito a cupons eletrônicos e pode ser trocada no http://promocaocarrefour.cocacola.com.br.
A promoção da Centauro acaba na próxima sexta e o sistema é similar aos demais. Cada R$ 50 em compras rende um cupom eletrônico que deve ser cadastrado no http://www.centauro.com.br/promocaoingressos. Em seguida, é preciso confiar na sorte. Já a Hyundai exige criatividade dos concorrentes. A empresa pede sugestões de frases que estamparão os 32 ônibus das delegações. Haverá um sorteio entre os selecionados e o felizardo ganhará entradas para a Copa. As sugestões podem ser enviados para o http://pt.fifa.com/worldcup/be-there-with-hyundai/overview.html. Mas além de criatividade é preciso pressa. A promoção acaba nesta quinta.
O Itaú tem a Promoção Arquibancada Itaú, direcionada aos correntistas e clientes de poupança pessoa física do banco. Serão sorteados 300 pares de ingressos por meio da Loteria Federal. A participação exige o um cadastro no site da promoção (www.itau.com.br/arquibancadaitau) e quatro pessoas são premiadas diariamente.
Patrocinadores:
Os parceiros da Fifa arrebataram nada menos que 605 mil ingressos. Eles foram divididos por 22 empresas, mas a entidade não revela quanto cada uma levou. Bons contatos podem render um convite e quem sabe ver os jogos de camarote. Confira os parceiros no pé do site http://pt.fifa.com/worldcup/index.html
Entrar com os jogadores
Mais perto que isso, só se você apitar o jogo. Os ganhadores de uma promoção do McDonald's vão entrar de mãos dadas com os jogadores. Mas antes que as meninas se assanhem pensando em aparecer ao lado de Cristiano Ronaldo é bom saber que os 1129 escolhidos terão entre seis e 10 anos.
Para participar da promoção chamada Sonho de Craque não precisa comprar nenhum produto da empresa. Basta enviar uma foto ou vídeo mostrando como a criança comemora o gol. O McDonald's receberá as imagens pelo http://www.sonhodecraque.com.br/inscricao.
Porta-bandeira
Tradicional nas promoções de Copa do Mundo, a Coca Cola vai sortear 18 jovens para carregar bandeiras nos jogos do Brasil na primeira fase do Mundial. A promoção só vale para quem comprar no Supermercado Extra. Ao comprar pelo menos duas unidades de 1,5 litro ou mais o cliente tem direito a cupons fiscais para se inscrever no concurso.
A Sony ficará responsável por escolher 62 pessoas para levar a bandeira da Fifa e eles podem levar acompanhante. Concorrem compradores de notebooks da empresa. Mas para carregar a bandeira é preciso ter entre 12 e 17 anos. Caso o vencedor não esteja dentro desta faixa etária poderá indicar um adolescente.
Parceira de longa data da Fifa, a Adidas vai selecionar 384 jovens de 15 a 18 anos para levar a bandeira da entidade. Participa quem compra R$ 100 em produtos da marca. Os clientes jogam Fifa 2014 durante oito minutos e os de melhor desempenho são vencedores. Mas a promoção vale para o Brasil e exterior.