Cinco gafes que marcaram a história das Copas do Mundo

Do UOL, em São Paulo

Organizar uma Copa do Mundo exige toda a atenção para que se respeite o chamado "padrão Fifa" de qualidade. Por se tratar de um torneio de tamanho porte, porém, nem sempre as coisas saem conforme o script e alguns escorregões são inevitáveis, tanto dentro como fora de campo.

Na história das Copas, mesmo quando a organização foi impecável, houve gafes que mancharam algumas edições do principal torneio de futebol do mundo. Algumas arrancaram risos, como um pequeno (mas decisivo) erro de ortografia, outros causaram revolta e até provocaram a antipatia de torcedores.

Conheça cinco das principais gafes cometidas ao longo dos últimos Mundiais. Será que em 2014 esta galeria de micos vai aumentar?

1 - 1930: ERRO DE ORTOGRAFIA

  • Arquivo

    Os bolivianos resolveram homenagear o país sede em seu jogo de estreia. Cada um dos jogadores trazia uma letra estampada na camisa, que quando em posição de foto, formava os dizeres "Viva Uruguay". O que eles não contavam era com a indisposição gástrica de um jogador que levava uma letra "U", que não entrou em campo. Mesmo assim a foto foi tirada: "Viva Uru...gay"!
    SAIBA MAIS SOBRE A COPA DE 1930

2 - 1950: CABEÇADA IUGOSLAVA

  • Divulgação

    A Iugoslávia enfrentaria o Brasil pela primeira fase. Ao subir as escadas que dão acesso ao campo, o meia Rajko Mitic bateu a cabeça numa barra metálica e sofreu um corte profundo. Tentou ser atendido pelos médicos rapidamente, mas conseguiu entrar somente aos 10 minutos de jogo, com uma enorme bandagem na cabeça.
    SAIBA MAIS SOBRE A COPA DE 1950

3 - 1970: CAMPEÕES DA ANTIPATIA

  • Arquivo Folha

    Os ingleses conseguiram ter a torcida local contra si em todos os seus jogos. Antes de viajarem para a Copa, disseram que levariam água da própria Inglaterra para não serem "contaminados" com alguma peste das águas mexicanas.
    SAIBA MAIS SOBRE A COPA DE 1970
     

  •  

4 - 1978: SUBSTITUIÇÃO NO BANHEIRO

  • Getty Images

    O jornal inglês Sunday Times denunciou que os argentinos estavam fraudando testes antidoping. Diziam que a urina para os exames após cada partida não era fornecida pelos jogadores, que ingeriam fortes doses de anfetaminas. Um homem teria sido contratado só para fazer xixi nos lugar dos atletas.
    SAIBA MAIS SOBRE A COPA DE 1978

5 - 2006: LAMBANÇA

  • Darko Bandic/AP

    Na partida entre Croácia e Austrália, pela primeira fase, por um erro do juiz inglês Graham Poll, o zagueiro croata Josip Simunic só foi expulso após levar o terceiro cartão amarelo. O juiz assumiu o erro e disse que tudo aconteceu por uma "falta de atenção". A Fifa não aceitou a desculpa dada após a lambança, e Graham Poll não atuou mais na Copa do Mundo.
    SAIBA MAIS SOBRE A COPA DE 2006

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos