Prefeito de Curitiba mostra confiança após reunião com técnicos da Fifa

Osny Tavares

Do UOL, em Curitiba e em São Paulo*

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), mostrou confiança ao final da reunião com a equipe da Fifa responsável por fazer a vistoria que determinará se Curitiba fica ou não na Copa do Mundo. A decisão deve ser anunciada oficialmente pelo secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, às 15h.

Em sua conta no Twitter, o político escreveu: "Total confiança! Acabei a reunião com a equipe da FIFA que segue para o Estádio.". O encontro aconteceu na sede da prefeitura. Começou por volta das 11h30 e durou cerca de uma hora.

Além de Fruet, representantes do governo do Estado do Paraná e do Atlético-PR participaram do encontro. A ideia era mostrar a Charles Botta, consultor de estádios da Fifa, e a outros técnicos da entidade dados sobre o financiamento da obra e a evolução dos trabalhos até aqui. 

Após o encontro, a comitiva seguiu para uma vistoria na Arena da Baixada, que começou pouco depois das 12h30. Os representantes da Fifa e do governo chegaram em uma van de vidro escurecido. Os funcionários do clube abriram um portão de madeira e o fecharam rapidamente após a entrada do veículo, evitando o contato com a imprensa. 

Durante toda a manhã, a movimentação da imprensa foi intensa em frente ao estádio. Veículos de comunicação locais, nacionais e até uma emissora de TV australiana, país escalado para jogar em Curitiba, aguardam algum pronunciamento do lado de fora da arena.

Apenas alguns torcedores do Atlético-PR estiveram presentes. O comerciante Cleverson José da Costa, 33, é vizinho da Arena da Baixada e assistiu a toda a construção da janela do quarto. "Dá pra ver que avançou. Falta só o acabamento por fora", diz.

A dona de casa Neusa Rosas, 72, ficou sabendo da vistoria pela imprensa e resolveu se vestir de verde e amarelo para marcar posição em frente à Arena. "A Fifa ta muito exigente. Tá pensando que o Beto [Richa, governador do Paraná] encontra dinheiro no lixo."

Os atrasos nas obras do estádio curitibano levaram Valcke a dar um ultimato em 21 de janeiro: se as obras não avançassem dentro do esperado, a cidade poderia ser excluída da Copa do Mundo.

Segundo o Comitê da Copa do Paraná, a maior parte das exigências da Fifa foi atendida: o gramado foi plantado, 15 mil assentos foram instalados, a cobertura foi concluída e os vestiários já estão em fase de acabamento. 

A previsão é que o estádio fique pronto no início de abril. 

* Atualizado às 13h15

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos