O que falta para Curitiba ficar na Copa? A Fifa crer que não é papo furado

Ricardo Perrone e Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

Nesta terça, os responsáveis pela Copa em Curitiba terão a última chance de fazer a federação internacional acreditar em seus planos. Além de inspecionar o estádio, a Fifa irá examinar cuidadosamente o cronograma de obras antes de tomar a decisão sobre se a cidade ficará ou não no Mundial.

O veredito será anunciado numa entrevista coletiva às 15h, em Florianópolis, onde acontece o congresso técnico realizado pela Fifa. A entidade já sabe que Curitiba cumpriu as exigências financeiras e de evolução da obra estipuladas em janeiro. Falta agora deixar a federação convencida de que seu cronograma para concluir os trabalhos é viável.

A missão do Atlético-PR e das autoridades locais é provar que podem fazer o primeiro evento teste no estádio no dia 26 de março, data planejada e mantida por eles. O dia escolhido por eles coincide com o aniversário do Atlético-PR. A meta é reinaugurar a arena em meados de abril. A Copa Começa em 12 de junho.

"Temos certeza de que podemos cumprir o cronograma. E estamos certos de que a Fifa vai se surpreender positivamente com o que vai ver na arena", disse Reginaldo Cordeiro, secretário extraordinário de Copa de Curitiba.

Segundo ele, a estratégia para convencer a entidade é mostrar que a manutenção do ritmo atual das obras assegura a entrega do estádio a tempo.

"Charles Botta [consultor de estádios da Fifa] vai ver o avanço considerável de gramado, assentos, cobertura, área de circulação, acabamento dos vestiários, e lojas. Não é uma coisa abstrata, ele vai ver algo concreto. Um cronograma real vai ser apresentado para ele ter certeza da conclusão", completou Cordeiro.

Entre as exigências cumpridas estão a obtenção de mais R$ 65 milhões junto ao BNDES para assegurar a conclusão das obras, o aumento do número de operários, a colocação de pelo menos dez mil cadeiras e gramar o campo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos