Um outro tipo de problema médico empurra Kaká para fora do Mundial

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

Kaká
Kaká

Ausente da convocação para o último amistoso antes da lista final para a Copa do Mundo, Kaká viu suas chances de disputar o torneio se esvaziarem. O meia, que foi chamado apenas uma vez por Luiz Felipe Scolari na atual passagem do técnico pela seleção, não conseguiu convencê-lo de que é útil no time que venceu a Copa das Confederações.

O jogador do Milan sofre com restrições no corpo técnico - além de Scolari, o coordenador Carlos Alberto Parreira e o auxiliar Flavio Murtosa - e no departamento médico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Parreira é o único integrante da alta cúpula da seleção que chegou a defender a volta do meia. Segundo ele, Kaká ainda segue no radar, sendo observado.

Como costuma fazer, Felipão se negou a falar sobre jogadores que não foram chamados durante a entrevista coletiva após a convocação desta terça-feira. Perguntas sobre Kaká, é claro, não fugiram à regra.  

Na nova era Scolari, Kaká jogou ao todo 108 minutos, em dois amistosos, contra a Itália e a Rússia, em março de 2013. No último, começou como titular, mas teve atuação apagada. "Dentro do esperado", avaliou Felipão após a partida, sem esconder a falta de empolgação com o meia.

A maior restrição a Kaká na CBF, porém, não vem de Felipão e de seus conselheiros para definir uma escalação. O UOL Esporte apurou que funcionários do departamento médico e até jogadores que estiveram na última Copa do Mundo não perdoam algumas declarações do jogador após o torneio. Durante o Mundial, Kaká negou que sentisse dores na região do púbis e minimizou o problema que sofria. Após a eliminação, porém, o meia admitiu que sofria com a pubalgia, que já havia sido detectada no Mundial.

Médico da seleção há mais de 10 anos, José Luiz Runco esteve na Copa de 2010 e é o atual chefe do departamento na CBF. Ele negou problemas com Kaká.

"Se eu fosse me incomodar com opinião de jogador, não trabalharia há tanto tempo no futebol", afirmou o médico ao UOL Esporte antes do meia ser convocado em março de 2013. Ele, entretanto, deu uma versão diferente da relatada pelo meia sobre o que aconteceu na África do Sul.

"Ele chegou com um problema no músculo adutor da coxa que gerou um problema no púbis. Na Copa, ele tinha condições de jogar, tanto que jogou", defende.

"O joelho já doía há algum tempo, mas não sabia que era tão sério", afirmou Kaká após a Copa do Mundo "Diziam que a pubalgia  gerava dores em outras partes do corpo. Começou inclusive um pouco antes do Mundial. Sempre deixei claro que me incomodava um pouco. Todos sabiam, mas o que pensavam é que era devido à pubalgia", completou.

RECADOS OCULTOS DE SCOLARI NA ÚLTIMA CONVOCAÇÃO

  • No meio das piadas e brincadeiras, Felipão deu pistas também sobre suas definições para a Copa do Mundo. Nem todos os recados foram claros, mas o UOL Esporte mostra aqui o que afirmou e o que quis dizer Felipão sobre pontos cruciais do time que tentará conquistar o hexacampeonato em casa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos