Entenda os recados ocultos de Felipão e o que ele quis dizer sobre o time

Do UOL, em São Paulo

Entre bufadas, respostas atravessadas, mas com bom humor na maior parte da entrevista coletiva que deu nesta terça-feira, Luiz Felipe Scolari explicou as escolhas que fez para o amistoso contra a África do Sul, no dia 5 de março, que será o último teste de jogadores antes da convocação para a Copa do Mundo. No meio das piadas e brincadeiras, o técnico deu pistas também sobre suas definições para a Copa do Mundo. Nem todos os recados foram claros, mas o UOL Esporte mostra aqui o que afirmou e o que quis dizer Felipão sobre pontos cruciais do time que tentará conquistar o hexacampeonato em casa.

Júlio Cesar trocou de time para seguir titular na seleção

  • O que ele disse"Eu garanti Júlio Cesar na Copa porque vocês (jornalistas) não queriam. Quando vocês não querem, eu quero (risos). Gostaria que ele tivesse jogando normalmente. Em 1994, o Taffarel saiu do Parma e foi para ao Reggina para atuar antes da Copa. É importante"

    O recado para Júlio Cesar foi: Você está na Copa, mas para ser titular é preciso jogar em algum clube, seja ele qual for – no caso, o Toronto FC, que disputa a liga dos EUA. Felipão já havia afirmado em setembro de 2013 que Júlio Cesar era nome certo para o Mundial. Desde então, o goleiro jogou apenas uma partida pelo QPR, seu agora ex-clube.

Felipão espera por Fred até a última hora

  • O que ele disse: "Se eu entender que é importante esperar por algum jogador, vou esperar. Se for da minha confiança total. Preciso ter jogadores que eu confie plenamente. São alguns que tem características diferenciadas. Dentro e fora do campo"

    Recado para Fred foi: Se você estiver andando, vai pra a Copa do Mundo. Fred é peça-chave no esquema da seleção brasileira e, apesar dos problemas médicos, o técnico irá esperar por ele até a última hora. Os exemplos de Ronaldo e Rivaldo, que sofreram com lesões antes da Copa de 2002 e foram as estrelas da conquista do Penta, são sempre lembrados. O médico, José Luiz Runco, e o preparador físico, Paulo Paixão, são os mesmos da primeira passagem de Scolari na seleção. Por isso, ele acredita que a história pode se repetir.

África do Sul será teste para 3º goleiro

  • O que ele disse: "Se eu tiver que chamar um goleiro de um time que já chamei alguém, vou conversar com o técnico para ver se ele autoriza. Estou te dando uma dica" Após repórter citar Fred e Diego Cavalieri, do Fluminense, Felipão respondeu: "Não sei, pode ser o Jô e o Victor também".

    Esse recado foi para várias pessoas: Jefferson é o reserva imediato de Júlio Cesar e não deverá ser chamado para o amistoso. Victor e Diego Cavalieri precisam trabalhar muito bem na disputa pela última vaga da posição. O desempenho deles, junto da condição física de Fred, definirá qual treinador, de Atlético-MG ou Fluminense, permitirá a Scolari chamar dois jogadores de um dos times – Cavalieri é companheiro de Fred no Flu, enquanto Victor joga com Jô no Atlético.

Lista da Copa terá dois centroavantes

  • O que ele disse: "Eu gosto de centroavante com bom posicionamento de área, participativo, tático, importante para a equipe. Quero levar dois homens de área. Para jogar com uma característica diferente, eu tenho outra opção, que é o Neymar. Ele já fez isso no Barcelona"

    Recado para Jô, Damião e quem mais quiser a vaga de camisa 9: Com ou sem Fred, Felipão irá convocador dois centroavantes para a Copa do Mundo. O técnico deixou claro que vai armar o time com um atacante centralizado, com características de camisa 9. A única alternativa para esse esquema não der certo, será deslocar Neymar para jogar mais próximo à área. O que Scolari não pretende fazer por enquanto.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos