Operários testam guindastes para retirar peça que caiu no Itaquerão

Do UOL, em São Paulo

  • GERO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

    28.jan.2014 - Guindastes estão posicionados para retirada de estrutura metálica que caiu no Itaquerão

    28.jan.2014 - Guindastes estão posicionados para retirada de estrutura metálica que caiu no Itaquerão

Operários que trabalham na construção da Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo, fizeram, nesta terça-feira, 28, testes com guindastes próximo à área do acidente que matou dois operários em 27 de novembro. Ainda não foi divulgada uma data para fazer o procedimento, mas é esperado que aconteça em breve.

Oficialmente, a Odebrecht, construtora responsável pela obra, afirmou que os preparativos para a retirada do módulo metálico acidentado estão em andamento. 

Nesta terça, a empresa divulgou uma nota em que cobra esclarecimentos da empresa alemã Liebherr, fabricante do guindaste envolvido no acidente de dois meses atrás sobre a falta de informações na caixa preta. O equipamento levantava a última peça da cobertura do estádio que faltava ser instalada quando caiu sobre o prédio da arquibancada leste.

A Liebherr informou o Ministério do Trabalho e Emprego que a caixa preta do guindaste estava limpa e não armazenou qualquer registro no dia do acidente. A análise dos dados do equipamento poderia ajudar a esclarecer a causa do acidente. 

"O dispositivo deveria registrar todas as etapas da operação, tendo sido retirado por técnicos do próprio fabricante e levado à Alemanha no início de dezembro passado, justamente para se fazer a leitura dos dados de operação e funcionamento do guindaste. Causa-nos profunda estranheza e perplexidade essa alegação, uma vez que tais registros poderiam esclarecer se houve eventual erro humano, e/ou eventual falha do equipamento e/ou eventual anomalia no comportamento do solo naquela operação de içamento da última peça da cobertura do estádio", diz a nota enviada pela construtora. 

"A Odebrecht espera, assim, que o fabricante venha a público prestar esclarecimentos técnicos a respeito do ocorrido, bem como dar a devida satisfação às famílias das vítimas, à sociedade brasileira e às autoridades que investigam o acidente."

Enquanto isso, o inquérito policial que apura a responsabilidade do acidente também segue sem solução. A Polícia Civil espera a conclusão do laudo pericial do IC (Instituto de Criminalística). O delegado responsável pelo caso pediu adiamento do prazo para o fim da investigação. Uma nova data limite ainda não foi definida.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos