Vandalismo, tiros e ação da PM: veja vídeos dos protestos contra a Copa

Do UOL, em São Paulo

Manifestantes fizeram uma série de protestos contra a Copa do Mundo por todo o Brasil no sábado, 25. Grupos anônimos e black blocs já planejam novos atos para 22 de fevereiro. Em São Paulo, a concentração será na Praça da República, centro da cidade. 

O protesto da capital paulista foi o mais violento. Um manifestante foi baleado pela PM e está internado em estado grave. Outras 135 pessoas foram detidas, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, algumas delas quando tentavam se esconder em um hotel na região central.

O estoquista Fabrício Proteus Nunes Fonseca Mendonça está internado em estado grave na Santa Casa de Misericórdia. Baleado duas vezes por três policiais após supostamente tentar agredi-los com um estilete, ele pode ter perdido os movimentos do braço.

Eventos organizados em outras capitais também terminaram em detenções. Em Natal, 17 pessoas foram para a delegacia, segundo a Polícia Civil. Os manifestantes arremessaram grades de ferro na direção da Arena das Dunas e botaram fogo em uma tenda na área externa do estádio. 

Houve correria depois que um homem deu um tiro para o alto. Testemunhas disseram que ele era um segurança da arena, mas a OAS, que administra o local, afirmou que os vigias que trabalham lá não andam armados. Jovens reclamaram que, antes de serem detidos, ouviram disparos dados por policiais. 

Em Curitiba, duas pessoas foram detidas, acusadas de apedrejar os vidros da Prefeitura de Curitiba. No meio do caminho, um ônibus que tentou passar pelos jovens, foi alvo de chutes e terminou com a placa arrancada.

Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiânia, Brasília, Recife, Porto Alegre e Vila Velha também registraram protestos no sábado. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos