Espanhol Fábregas está chateado com a torcida brasileira

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

  • João Henrique Marques/UOL

    Fàbregas afirma ter ficado impressionado com o talento de Neymar

    Fàbregas afirma ter ficado impressionado com o talento de Neymar

Ao ouvir que concederia entrevista a um veículo de imprensa brasileiro, Cesc Fàbregas disse: "espero que não tenha raiva de mim". A frase foi dita em tom de brincadeira, mas serve para ilustrar a mágoa do jogador espanhol de 26 anos com o comportamento da torcida do Brasil nos jogos da Espanha na Copa das Confederações no ano passado.

Fàbregas esteve na última sexta-feira num evento em Barcelona de um dos seus patrocinadores, a Puma, que lançava um novo modelo de chuteiras. Ali, conversou com um grupos de cinco jornalistas, entre eles o UOL Esporte, que fez o papel de representante brasileiro. Depois das apresentações, o meia disse estar preparado para ser hostilizado na Copa do Mundo no Brasil.

"Aprendi na Copa das Confederações que o Brasil tem muita raiva da Espanha. De uma certa maneira foi decepcionante. Jogamos em Pernambuco, nos vaiaram, em Fortaleza, nos vaiaram, Rio de Janeiro, nos vaiaram", reclamou o jogador do Barcelona.

"Só que isto quer dizer que a Espanha está jogando bem e é temida. Isso é o nosso respeito, pois todo o Brasil crê que Espanha é o principal rival. Agora teremos que tomar isso como aprendizado e seguir focado e treinando para ganhar esse Mundial tão especial", complementou.

Fàbregas está acostumado à pressão. No evento do patrocinador em que disputou jogos individuais contra o alemão Marco Reus, do Borussia Dortmund, e o italiano Mario Balotelli, do Milan, foi o último colocado em duelos de potência de chute e pontaria, chegando a chutar um pênalti para fora. Tentou retratar a situação com algum humor: "sinto mais pressão estando aqui do que em campo". A gozação parece ter sentido.  

O meia tem nove títulos na carreira, é o único jogador do Barcelona a disputar todas as cinco partidas do ano como titular e já participou de duas Copas do Mundo, sendo a primeira em 2006, na Alemanha, então com 19 anos. Ele é o autor do passe para o gol de Iniesta na vitória de 1 a 0 da Espanha sobre a Holanda na decisão da Copa de 2010 na África do Sul. "Já passei de tudo com a seleção da Espanha e é bom saber o que vamos encontrar na Copa no Brasil", avisou.

O jogador catalão viu a torcida brasileira fazer a festa na final da Copa das Confederações com vitória de 3 a 0 sobre a Espanha no Maracanã. O comportamento dos torcedores ajuda em sua avaliação de que o Brasil é o principal favorito para a conquista do título. Uma possível surpresa não é considerada. E a chance de título da finalista da edição passada e primeiro adversário da Espanha na Copa de 2014, a Holanda, foi descartada.

"O Brasil tem uma seleção muito capacitada para ganhar o Mundial. Vejo uma equipe muito poderosa e com torcida vibrante, uma combinação que o coloca como favorito. Só que com boas condições também vejo a Espanha, Argentina, Alemanha e Itália. Entre essas cinco vai sair o ganhador. São as seleções mais competitivas e com os melhores jogadores", opinou.

 

Empolgação com Neymar

Muito do respeito de Fàbregas pela seleção brasileira se deve a Neymar. Com cinco meses atuando juntos no Barcelona, o espanhol ficou impressionado com a habilidade do atacante e o comparou com um ídolo do clube: o holandês Johan Cruyff.

"Vi muitos vídeos e histórias do (Johan) Cruyff e posso dizer que o Neymar lembra muito a mudança de ritmo que tinha o Cruyff. Impressionante como vejo como igual. Ele pode correr muito nos primeiros metros, parar e acelerar quando quiser. Isso faz com que me recorde muito do que vi do Cruyff. É impressionante a velocidade com que conduz a bola e executa os movimentos. Os únicos que podem fazer isso a esta velocidade no nosso time são ele e Leo (Messi)", disse Fàbregas.

Assim como Neymar, Fàbregas também conviveu com a responsabilidade de ser considerado uma das maiores promessas do país quando atuava nas categorias de base. Ele é formado no Barcelona, mas ganhou fama internacional com grandes exibições pelo Arsenal e atualmente atua com a camisa 4 do ídolo Guardiola no clube catalão.

"Neymar ainda é muito jovem e precisa melhorar algumas coisas. Mas isso acontece com todos os grandes jogadores. O Barcelona tem um sistema de jogo muito especial, e isso se passou comigo, com Leo (Messi), com (Thierry) Henry e outros jogadores. Neymar teve uma fase de adaptação muito boa e eu sobretudo destaco o seu atrevimento. Para ele dá no mesmo que tenha muita pressão, que lhe digam que é o melhor. Ele só quer jogar" analisou o espanhol.

"Ele (Neymar) cumpriu todas as expectativas. Um grandíssimo jogador, que tem condições de ganhar tudo em nível individual no futuro", complementou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos