Panini investe R$ 2,5 mi em fábrica para não faltar figurinha da Copa 2014
Carolina Juliano
Do UOL, em São Paulo
Atenção colecionadores e aficcionados por figurinhas, a Panini, editora do álbum da Copa do Mundo Fifa 2014, investiu R$ 2,5 milhões na fábrica do Brasil para aumentar a produção e suprir a procura pelos cromos da competição. O álbum, que em Copas passadas virou febre entre torcedores, provocou a criação de grupos e até de confrarias de troca de figurinhas, deve chegar às bancas no início do mês de abril.
A edição da Copa do Mundo 2010 superou as expectativas da editora e deixou os colecionadores decepcionados com a falta de cromos à venda. Por estratégias de venda e política internacional do grupo, a Panini não divulga números sobre a tiragem dos álbuns ou dos pacotes de figurinha, mas afirma que o investimento na fábrica foi feito para aumentar a produção e poder suprir a demanda, que a empresa acredita que será muito superior à do Mundial de 2010.
A exemplo das edições anteriores, o álbum deste ano terá cromos dos jogadores das 32 seleções participantes, além de imagens de estádios, dos escudos das Federações e outras que sejam aprovadas previamente pela Fifa. A editora garante que todas as figurinhas são impressas e distribuídas em igual quantidade, acabando com o mito da figurinha difícil.
Em 2010, o álbum da Copa foi distribuído em 110 países e o Brasil foi o campeão de vendas, seguido pela Alemanha e Suíça. A euforia foi tanta naquela Copa que o álbum acabou se tornando caso de polícia, quando assaltantes invadiram um posto de distribuição no ABC paulista, renderam dez pessoas e roubaram 135 mil pacotes de cromos.
Até por conta dessa febre que a coleção provoca entre os torcedores, a Panini só vai divulgar informações mais detalhadas sobre o álbum em data mais próxima do seu lançamento e, por se tratar de um produto da Copa do Mundo que precisa ter a aprovação da Fifa, a editora tem sempre cautela em antecipar informações. Até agora, executivos só adiantaram que possivelmente vai haver também um álbum virtual no site da Fifa.