Aeroporto de Cuiabá lidera aumento de lugares em voos durante a Copa

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

  • Aiuri Rebello/UOL

    Aeroporto de Cuiabá em reforma no final de outubro: promessa de entrega para abril

    Aeroporto de Cuiabá em reforma no final de outubro: promessa de entrega para abril

Levantamento preliminar feito pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) sobre os pedidos das quatro grandes companhias aéreas que operam no Brasil para a criação da malha aérea especial da Copa do Mundo mostra que a cidade-sede que recebe o mundial de futebol da Fifa que mais deve ter aumento na oferta de lugares em vôos em seu aeroporto durante a competição é Cuiabá. O número de poltronas em aviões para a capital do Mato Grosso deve ficar 48% maior durante a Copa de 2014. O aeroporto que serve a cidade fica em Várzea Grande, na região metropolitana. A Tam, por exemplo, pretende aumentar de cinco para até 11 voos diários sua oferta para Cuiabá, de diversos destinos.

Em segundo vem Campinas, a 98 quilômetros de São Paulo, com um aumento de 41,6% no aumento da quantidade de lugares em aviões no período da Copa em relação ao normal para Viracopos, o aeroporto que serve a cidade. Em terceiro aparece o aeroporto internacional de Guarulhos, na região metropolitana de SP, com um incremento de 36,5%.

Apesar disso, os dois aeroportos são utilizados como pontos de conexão entre os aeródromos das 12 cidades-sede e nos seus aeroportos de apoio. Assim, o aumento nas poltronas ofertadas pela companhias aéreas para estes locais não pode ser creditado apenas a passageiros que viajam para São Paulo durante o Mundial.

Cuiabá não serve de ponto de ligação entre as cidades-sede, e o aumento na disponibilidade de lugares nos voos para a cidade se deve em função de quem viaja para lá ou o interior do Mato Grosso. Além dos aeroportos nas 12 sedes, fazem parte da operação especial organizada pela Anac para a Copa do Mundo outros 13 aeroportos localizados a até 200 quilômetros das sedes.

Natal deve apresentar um aumento de 27,5% na quantidade de passageiros em aviões que aterrissam por lá, Fortaleza 17,8% e Salvador 14%. Para Fortaleza, a Tam pretende aumentar o número de vôos de 28 para 35 diários. Fechando o ranking aparecem  Recife e Galeão, respectivamente em sétimo e oitavo lugar, ambos com 13% na expectativa de aumento na disponibilidade de vagas em aviões para essas capitais. A Anac não divulgou os números absolutos e nem a porcentagem de aumento na oferta de lugares nas quatro cidades-sede restantes.

MAIOR AUMENTO NO NÚMERO DE LUGARES EM VÔOS NA COPA DE 2014

1) Cuiabá 48%
2) Campinas 41,6%
3) Guarulhos 36.5%
4) Natal 27,5%
5) Fortaleza 17,8%
6) Salvador 14%
7) Recife 13%
8) Galeão 13%

AS CINCO ROTAS MAIS PEDIDAS PELAS COMPANHIAS AÉREAS À ANAC

1) De Brasília para Guarulhos
2) Do Rio de Janeiro para Buenos Aires
3) Do Rio de Janeiro para Campinas
De Fortaleza para Guarulhos
De Salvador para Guarulhos

1.523 novos vôos

Até o dia 20 de dezembro de 2013 as companhias aéreas haviam solicitado à Anac a criação de 1.523 voos que não existem para a implementação da malha aérea especial para a primeira fase da Copa do Mundo. Em outubro do ano passado, o UOL Esporte revelou que o governo e as empresas de aviação iriam montar uma operação específica para funcionar apenas durante a Copa do Mundo, e que seriam criados mais voos em rotas já existem além de criadas novas rotas, ligando cidades que hoje não possuem voos regulares entre si.

No dia 15, será divulgada a malha aérea oficial que funcionará no Brasil do dia 6 de junho ao dia 20 de julho. A partir do dia 16, as empresas podem solicitar a criação de voos fretados. Concluída a primeira fase do torneio, as companhias aéreas podem solicitar a criação e alteração de voos para a fase eliminatória. Terminada a Copa, a malha aérea volta ao que é hoje.

As cinco rotas que mais receberam pedidos de criação de voos por parte das companhias aéreas segundo a Anac foram de Brasília para Guarulhos, do Rio de Janeiro para Buenos Aires, do Rio de Janeiro para Campinas, de Fortaleza para Guarulhos e de Salvador para Guarulhos. A agência governamental diz que pretende atender aos pedidos das empresas aéreas, mas que isso depende da análise de capacidade dos aeroportos. Quando não houver possibilidade de autorizar um vôo, a Anac afirma que oferecerá um horário ou local alternativo.

Azul anuncia "teto" de R$ 999 para passagens

A companhia aérea Azul anunciou na quarta-feira (8) que o preço máximo de todas as suas passagens aéreas no período da Copa de 2014 será de R$ 999. A empresa afirma que terá prejuízo com a operação, mas que segurará os preços em respeito ao torcedor brasileiro.

"Durante os jogos,  a empresa disponibilizará aproximadamente 600 voos extras, que servirão os 12 destinos onde serão sediados os jogos. Para a primeira fase, a companhia solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) 310 voos adicionais para as seguintes cidades: Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo (Congonhas), Guarulhos, Brasília, Goiânia, Confins, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Manaus, Cuiabá, Curitiba e Natal", diz o comunicado enviado pela assessoria de imprensa da Azul ao UOL Esporte.

Procurada pela reportagem, a TAM informa que cerca de 40% dos seus 800 voos diários entre 42 aeroportos no Brasil serão modificados no período da Copa, a partir de junho. A empresa aérea informa que pretende passar a operar de cinco para até 11 vôos diários para Cuiabá durante o Mundial. Para Fortaleza, a Tam quer aumentar a oferta diária de 28 para 35 voos durante a Copa.

A Gol, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que iria se pronunciar até o inicio da tarde desta quinta-feira (9). A Avianca não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos