Aeroporto de Cuiabá lidera aumento de lugares em voos durante a Copa
Aiuri Rebello
Do UOL, em Brasília
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Aiuri Rebello/UOL
Aeroporto de Cuiabá em reforma no final de outubro: promessa de entrega para abril
Levantamento preliminar feito pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) sobre os pedidos das quatro grandes companhias aéreas que operam no Brasil para a criação da malha aérea especial da Copa do Mundo mostra que a cidade-sede que recebe o mundial de futebol da Fifa que mais deve ter aumento na oferta de lugares em vôos em seu aeroporto durante a competição é Cuiabá. O número de poltronas em aviões para a capital do Mato Grosso deve ficar 48% maior durante a Copa de 2014. O aeroporto que serve a cidade fica em Várzea Grande, na região metropolitana. A Tam, por exemplo, pretende aumentar de cinco para até 11 voos diários sua oferta para Cuiabá, de diversos destinos.
Em segundo vem Campinas, a 98 quilômetros de São Paulo, com um aumento de 41,6% no aumento da quantidade de lugares em aviões no período da Copa em relação ao normal para Viracopos, o aeroporto que serve a cidade. Em terceiro aparece o aeroporto internacional de Guarulhos, na região metropolitana de SP, com um incremento de 36,5%.
Apesar disso, os dois aeroportos são utilizados como pontos de conexão entre os aeródromos das 12 cidades-sede e nos seus aeroportos de apoio. Assim, o aumento nas poltronas ofertadas pela companhias aéreas para estes locais não pode ser creditado apenas a passageiros que viajam para São Paulo durante o Mundial.
Cuiabá não serve de ponto de ligação entre as cidades-sede, e o aumento na disponibilidade de lugares nos voos para a cidade se deve em função de quem viaja para lá ou o interior do Mato Grosso. Além dos aeroportos nas 12 sedes, fazem parte da operação especial organizada pela Anac para a Copa do Mundo outros 13 aeroportos localizados a até 200 quilômetros das sedes.
Natal deve apresentar um aumento de 27,5% na quantidade de passageiros em aviões que aterrissam por lá, Fortaleza 17,8% e Salvador 14%. Para Fortaleza, a Tam pretende aumentar o número de vôos de 28 para 35 diários. Fechando o ranking aparecem Recife e Galeão, respectivamente em sétimo e oitavo lugar, ambos com 13% na expectativa de aumento na disponibilidade de vagas em aviões para essas capitais. A Anac não divulgou os números absolutos e nem a porcentagem de aumento na oferta de lugares nas quatro cidades-sede restantes.
MAIOR AUMENTO NO NÚMERO DE LUGARES EM VÔOS NA COPA DE 2014
1) Cuiabá | 48% |
2) Campinas | 41,6% |
3) Guarulhos | 36.5% |
4) Natal | 27,5% |
5) Fortaleza | 17,8% |
6) Salvador | 14% |
7) Recife | 13% |
8) Galeão | 13% |
AS CINCO ROTAS MAIS PEDIDAS PELAS COMPANHIAS AÉREAS À ANAC
1) De Brasília para Guarulhos |
2) Do Rio de Janeiro para Buenos Aires |
3) Do Rio de Janeiro para Campinas |
De Fortaleza para Guarulhos |
De Salvador para Guarulhos |
1.523 novos vôos
Até o dia 20 de dezembro de 2013 as companhias aéreas haviam solicitado à Anac a criação de 1.523 voos que não existem para a implementação da malha aérea especial para a primeira fase da Copa do Mundo. Em outubro do ano passado, o UOL Esporte revelou que o governo e as empresas de aviação iriam montar uma operação específica para funcionar apenas durante a Copa do Mundo, e que seriam criados mais voos em rotas já existem além de criadas novas rotas, ligando cidades que hoje não possuem voos regulares entre si.
No dia 15, será divulgada a malha aérea oficial que funcionará no Brasil do dia 6 de junho ao dia 20 de julho. A partir do dia 16, as empresas podem solicitar a criação de voos fretados. Concluída a primeira fase do torneio, as companhias aéreas podem solicitar a criação e alteração de voos para a fase eliminatória. Terminada a Copa, a malha aérea volta ao que é hoje.
As cinco rotas que mais receberam pedidos de criação de voos por parte das companhias aéreas segundo a Anac foram de Brasília para Guarulhos, do Rio de Janeiro para Buenos Aires, do Rio de Janeiro para Campinas, de Fortaleza para Guarulhos e de Salvador para Guarulhos. A agência governamental diz que pretende atender aos pedidos das empresas aéreas, mas que isso depende da análise de capacidade dos aeroportos. Quando não houver possibilidade de autorizar um vôo, a Anac afirma que oferecerá um horário ou local alternativo.
Azul anuncia "teto" de R$ 999 para passagens
A companhia aérea Azul anunciou na quarta-feira (8) que o preço máximo de todas as suas passagens aéreas no período da Copa de 2014 será de R$ 999. A empresa afirma que terá prejuízo com a operação, mas que segurará os preços em respeito ao torcedor brasileiro.
"Durante os jogos, a empresa disponibilizará aproximadamente 600 voos extras, que servirão os 12 destinos onde serão sediados os jogos. Para a primeira fase, a companhia solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) 310 voos adicionais para as seguintes cidades: Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo (Congonhas), Guarulhos, Brasília, Goiânia, Confins, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Manaus, Cuiabá, Curitiba e Natal", diz o comunicado enviado pela assessoria de imprensa da Azul ao UOL Esporte.
Procurada pela reportagem, a TAM informa que cerca de 40% dos seus 800 voos diários entre 42 aeroportos no Brasil serão modificados no período da Copa, a partir de junho. A empresa aérea informa que pretende passar a operar de cinco para até 11 vôos diários para Cuiabá durante o Mundial. Para Fortaleza, a Tam quer aumentar a oferta diária de 28 para 35 voos durante a Copa.
A Gol, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que iria se pronunciar até o inicio da tarde desta quinta-feira (9). A Avianca não se manifestou até o fechamento desta reportagem.