Seleções fracas não tiram ânimo de torcedores que já compraram ingressos

Tiago Dantas

Do UOL, em São Paulo

Não é um Bósnia x Irã qualquer que vai acabar com o ânimo dos torcedores brasileiros que já compraram ingressos para a Copa do Mundo do ano que vem. Embora tenham virado piada na internet, as partidas que envolvem seleções mais fracas parecem não desanimar o público.

"Acho que se o time está na Copa do Mundo, ele tem alguma coisa para mostrar", disse o arquiteto Jeferson Effren, de 37 anos. Morador de Salvador, ele tem ingressos para os quatro jogos disputados na capital baiana, inclusive Bósnia x Irã, em 25 de junho.

"Vou ver um monte de jogo bom aqui: Espanha e Holanda, que fizeram a final da Copa passada, Alemanha e Portugal, que são bons times. O jogo da Bósnia veio de brinde. Mas vai saber? De repente surpreende", concluiu Effren, que não levou a sério as brincadeiras feitas na internet sobre a falta de relevância das duas seleções.

Effren assistiu a todos os jogos da Copa das Confederações disputados em Salvador, embora estivesse trabalhando como voluntário em duas das partidas. "Ficava na catraca, então, depois que o pessoal entrou não tinha mais muito trabalho. Deu para conciliar bem as duas coisas: ficava de olho na catraca e via um pouquinho do jogo."

Fazer parte de um evento grandioso como a Copa é mais importante do que os times que vão jogar, na opinião do artista plástico Valdir Francisco, de 62 anos, que vive em Curitiba. "Se tivesse outras seleções aqui, ia ser bem legal. Mas jogo da Copa é sempre um espetáculo."

Torcedor do Paranavaí, Francisco pretende ir à Arena da Baixada com a mulher e a filha assistir a quatro jogos, entre eles Honduras x Equador e Irã x Nigéria que não são, propriamente, grandes clássicos internacionais. "Minha mulher já está bem animada. Disse que vai torcer para os times mais fracos na Copa", brincou o aposentado. A atual campeã mundial Espanha, porém, deve ter o apoio incondicional do casal, de ascendência espanhola.

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Bom humor

O publicitário Felipe França Martins, de 22 anos, de São Paulo, também preferiu ver com bom humor o resultado do sorteio da Copa nesta sexta. O único jogo para o qual tem ingresso é Japão x Costa do Marfim. "Esperava seleções mais fortes. Mas, na pior das hipóteses, é um fim de semana em Recife com um jogo da Copa no meio. Não dá para reclamar."

Martins pretende procurar reservas para viagem e hospedagem antes que os preços fiquem ainda mais altos. Assim que tiver resolvido o orçamento, o publicitário vai avaliar se entra no novo sorteio para comprar ingressos para a Copa, a partir deste domingo.

O analista logístico Vinícius Pedra, de 29 anos, esperava que a viagem de São Paulo a Belo Horizonte fosse compensada por alguma seleção considerada mais forte. Pedra vai se contentar com um Argélia x Bélgica, já que não tem ainda ingressos para jogos de equipes mais tradicionais.

"Esse é o problema de escolher os ingressos sem conhecer os times. Tem tanto jogo na tabela e caí justo com esse? Mas vamos lá, o que vale é que vou ver um jogo da Copa", disse o analista.

Ingresso à venda

Nem todo mundo ficou contente com o sorteio. O advogado Eryx de Castro Bicudo Pereira, de 39 anos já decidiu que vai vender os ingressos. Quando soube que assistiria ao jogo de um cabeça de chave da Copa, em outubro, pensou que poderia ver uma seleção campeã do mundo em ação, embora tivesse que viajar de São Paulo a Fortaleza.

Após o sorteio desta sexta, porém, descobriu que seu ingresso valeria entrada para Uruguai e Costa Rica. Desistiu da partida. "No grupo também tem Inglaterra e Itália. Se fosse qualquer um desses, iria até Fortaleza ver o jogo. Sem problemas. Mas Costa Rica, não."

Pereira, agora, pretende esperar a Fifa divulgar o sistema de revenda dos ingressos. "Não vai valer a pena ir até Fortaleza assistir a esse jogo", concluiu o advogado, que pretende conseguir entrada para jogos melhores no próximo sorteio de ingressos.

VEJA COMO FICARAM OS GRUPOS DA COPA DO MUNDO DE 2014

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos