Alemanha e Itália têm jogos no norte brasileiro e esperam maratona de calor

Bruno Freitas e José Ricardo Leite

Do UOL, na Costa do Sauipe

  • GIUSEPPE CACACE/AFP

Duas potências do futebol internacional deverão ter uma realidade dura, de muito calor, durante a primeira fase da Copa no Brasil, no próximo ano. Alemanha e Itália acabaram tendo todos seus jogos concentrados no Norte e Nordeste do país, no sorteio do Mundial realizado na Costa do Sauipe, na última sexta-feira.

Cabeça de chave do grupo G, a Alemanha recebeu o itinerário de Salvador, Fortaleza e Recife na primeira fase. A Itália, por sua vez, terá que enfrentar as prováveis altas temperaturas de Manaus, Recife e Natal.

"Acho que influencia o jogo. Joguei a Copa de 1986, no México, foi bastante quente. Acho que os sul-americanos estarão mais adaptados a este tipo de clima", opinou o ex-jogador alemão Lothar Matthaeus, que participou do sorteio na Bahia.

"O caminho de viagens é difícil, mas não estou preocupado, estaremos preparados", afirmou o técnico italiano Cesare Prandelli após o sorteio.

Nos últimos dias, antes mesmo do sorteio que levou sua seleção ao norte brasileiro, Prandelli já havia sugerido à Fifa (Federação Internacional de Futebol) uma paralisação em cada tempo dos jogos da Copa, com a finalidade de hidratação dos jogadores.

Na verdade, a projeção de calor para a Copa no Brasil pautou a semana da Fifa em solo brasileiro. No eventos oficiais no país, a Fifa admitiu o recurso de paralisação das partidas para amenizar os efeitos do clima do país anfitrião [haverá uma interrupção por tempo se a temperatura for igual ou superior a 32°C].

"Não é a primeira vez que jogamos nessas circunstâncias. Em 2008, na Olimpíada de Pequim, jogamos a final às 12h, se estou correto, em altas temperaturas", declarou o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. 

"É menos difícil para o público, que pode beber água e se proteger do sol. Já os jogadores correm quilômetros no campo. É bom que fique claro aqui, que não nos opomos que se pare o jogo para que os jogadores bebam água durante as partidas. Isso já está previsto. Se o árbitro decidir isso, vai acontecer", acrescentou o dirigente francês.

Além da concentração de jogos na parte norte do Brasil, a Itália também lamenta ter caído em uma das chaves mais duros da Copa de 2014. A Azzurra acabou selecionada para o grupo D, junto com Uruguai, Inglaterra e Costa Rica.

Uma das favoritas ao título, a Alemanha também não terá vida fácil na primeira fase. A seleção de Joachim Low encabeça o grupo G e encara Portugal de Cristiano Ronaldo. Os tricampeões mundiais também enfrentarão Estados Unidos e Gana. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos