Alemães na Bahia, EUA em SP e Argentina em BH; veja as sedes das seleções

Do UOL, em São Paulo

Com os grupos da Copa 2014 definidos, as seleções agora começam a divulgar onde se instalarão durante o mundial. O Brasil, como já era sabido, ficará na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. O local foi reformado para receber toda a delegação brasileira e é apenas um dos 83 centros de treinamentos (CTSs) aprovados pela Fifa. Além dos anfitriões, outras equipes já sabem onde se hospedarão. 

Alemanha e Suíça escolheram Porto Seguro na Bahia como sub sede. As duas seleções negociaram com duas cidades brasileiras. Os alemães cogitavam ficar em Itu, interior de São Paulo, e os suíços chegaram a ser anunciados como hóspedes do Guarujá, no litoral paulista.

O sorteio foi fundamental na escolha, já que na primeira fase, os alemães, por exemplo, farão três jogos no nordeste. Itu, no entanto, não deve ficar sem receber uma seleção, já que os russos também visitaram o local e gostaram das instalações. A Rússia negocia para usar o CT de Cotia, do São Paulo. 

O México também já escolheu o seu porto seguro. Os adversários do Brasil no grupo A ficarão em Santos, no litoral paulista, assim como a Costa Rica. Os mexicanos vão utilizar as instalações do CT Rei Pelé, enquanto os costa-riquenhos farão suas atividades na Vila Belmiro. 

A França é outra seleção que tem a sua base definida. O técnico Didier Deschamps confirmou que Ribeirão Preto - 313 km de São Paulo - servirá de casa para Ribéry e companhia. Lá, eles devem ficar hospedados no Hotel JP e treinar no estádio Santa Cruz, do Botafogo-SP. 

Os argentinos ainda não confirmaram, mas provavelmente utilizarão as dependências da Cidade do Galo, em Belo Horizonte, durante a primeira fase do mundial. O time de Messi estreia no dia 15 de junho contra a Bósnia, no Maracanã. A Toca da Raposa, também em BH, deve hospedar outra equipe ainda não confirmada. EUA, Chile, Costa Rica e Espanha já visitaram o local. 

Os norte-americanos, no entanto, sinalizaram com a possibilidade de ficar em São Paulo. Seleção que mais viajará na Copa, os EUA tem partidas marcadas para Natal, Manaus e Recife e, mesmo assim, deve ficar na capital paulista. O São Paulo chegou a divulgar um acordo para receber os americanos. Já o Corinthians tem negociações avançadas para hospedar a seleção do Irã. 

Outra equipe que visitou a Toca da Raposa, a Espanha, cabeça de chave do grupo B, negocia sua permanência no CT do Caju, do Atlético-PR. A imprensa espanhola dá como certa a estada do time na cidade paranaense.  

Primeira equipe sorteada no grupo H, a Bélgica também já tem o seu provável destino. Candidata a surpresa da Copa, os europeus devem anunciar nos próximos dias o acerto com Mogi das Cruzes, cidade localizada a cerca 33 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos. 

No Rio de Janeiro, algumas especulações. A Inglaterra provavelmente estará na Cidade Maravilhosa, que inclusive foi alvo da imprensa britânica. O jornal The Telegraph classificou o hotel Royal Tulip, em São Conrado. "A base inglesa na Copa: entre a praia e a favela". Os italianos, por sua vez, estariam em dúvida entre Mangaratiba e Búzios. 


No pote 2 estavam os cinco representantes africanos e dois representantes da América do Sul. O terceiro era integrado por quatro asiáticos e quatro países da América Central e do Norte. Por fim, o quarto pote era formado por nove representantes da Europa.

A cerimônia de sorteio dos grupos da Copa do Mundo foi comandada pelo casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert e contou com a participação de ex-jogadores como o francês Zidane, o uruguaio Ghiggia, o italiano Cannavaro, o inglês Hurst, o alemão Matthaus, o argentino Kempes e o espanhol Hierro.

O evento ainda teve as apresentações dos artistas brasileiros Alcione, Emicida, Vanessa da Matta, Alexandre Pires e Olodum como atrações musicais e realizou homenagens ao falecido líder sul-africano Nelson Mandela, que morreu na última quinta-feira aos 95 anos.

VEJA COMO FICARAM OS GRUPOS DA COPA DO MUNDO DE 2014

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos