Zagallo relata susto em 98 após franceses chacoalharem seu carro na Copa
José Ricardo Leite
Do UOL, na Costa do Sauipe
Se não bastasse a histórica derrota na final, a Copa de 1998, na França, ainda rendeu um susto para o ex-técnico Mario Jorge Lobo Zagallo. Ele foi reconhecido por torcedores franceses enquanto ficou preso no tráfego da famosa avenida Champs-Élysées, em Paris.
O campeão mundial como jogador (1958 e 62), técnico (1970) e coordenador técnico (1994) relata que voltava de um jogo quando seu carro ficou parado no trânsito em meio a centenas de franceses que celebravam pelas ruas a vitória da sua seleção contra a Croácia, que valeu a passagem à final da Copa do Mundo.
Segundo Zagallo, assim que os torcedores o viram dentro do carro, começaram a rodeá-lo. O então técnico estava acompanhado de outros integrantes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
"Foi antes do jogo contra a França. Fui ver a semifinal dos franceses contra a Croácia. Eu passei pela Champs-Élysées e, de repente, um gaiato lá me viu e começou a gritar 'Zagalô, Zagalô", lembrou, tentando imitar o sotaque francês do torcedor ao dizer seu nome.
"De repente encheu de gente ali sacudindo o carro. Eles não faziam por maldade, mas por curiosidade. Aí chegou a polícia, afastou e acabou não acontecendo algo demais. Foi uma coisa espontânea, um viu e gritou 'Zagalô', e os outros juntaram", comentou.
"Claro que levei um susto e fiquei pensando ´esses caras vão virar o carro aqui´. Ainda bem que acabou tudo tranquilo", lembrou, aliviado.
Zagallo é um dos convidados pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) e pelo COL (Comitê Olímpico Local) para participar do sorteio da Copa do Mundo de 2014, nesta sexta-feira, na Costa do Sauipe. O evento começa às 14h (horário de Brasília) e terá acompanhamento em Tempo Real pelo UOL Esporte.
O tetracampeão mundial tem atualmente 82 anos e encerrou suas atividades em 2006, quando foi coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.