Pressionada por TVs, Fifa pode trocar horários de jogos de europeus

Rodrigo Mattos*

Do UOL, na Costa do Sauípe

A Fifa negocia com TVs a troca de horários de alguns jogos da Copa-2014. O objetivo é adaptar partidas, principalmente de europeus, para um horário melhor para as televisões locais e para os patrocinadores que compraram os direitos de transmissão.

Esse tipo de troca é comum em alguns Mundiais. É possível que as mudanças sejam realizadas e anunciadas nos próximos dias.

Um dos exemplos é Inglaterra x Itália marcado para 21h em Manaus, que ficará para 1h e 2h da manhã nos respectivos países, que são mercados grandes. A TV inglesa já pediu a alteração da partida. Assim, a ideia inicial seria trocar a partida para 18h da capital amazonense, e 19h de Brasília. Assim, o jogo seria às 23h em Londres e à 0h em Roma.

A partida entre Japão e Costa do Marfim, prevista para 19 horas, seria antecipada para 16 horas. Mas o objetivo é não levar mais jogos para o horários das 13 horas, o mais quente.

Todos os times que têm mercados grandes de televisão serão analisados pela Fifa, incluindo europeus, Japão e os EUA. Mas sempre que houver mudança será por meio de troca.

Na última Copa, na África do Sul em 2010, foram 16 alterações em horários de jogos após o anúncio da tabela.

A marcação de partidas para às 13 horas do Brasil, apesar do calor, já foi uma imposição das televisões europeias. O modelo é ter três horários de jogos para cada dia.

*Colaborou Fernando Duarte, do UOL, na Costa do Sauípe
 

VEJA COMO FICARAM OS GRUPOS DA COPA DO MUNDO DE 2014

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos