Jornais ingleses citam calor de Manaus, 'saia justa' e jogo na selva
Do UOL, no Rio de Janeiro
-
Reprodução
Daily Mail, da Inglaterra, não gostou muito do grupo, considerado "duro"
Os jornais ingleses deram maior destaque ao clima de Manaus e à 'saia justa' criada com o prefeito da cidade que ao grupo da seleção local. A Inglaterra foi sorteada nesta sexta-feira na chave D, ao lado de Uruguai, Itália e Costa Rica. Mesmo assim, o principal assunto explorado foi o fato de terem que atuar na região Norte do país.
O técnico da seleção inglesa Roy Hodgson havia dito que gostaria de evitar partidas em Manaus por conta do calor, umidade e deslocamento. Os comentários irritaram o prefeito Artur Virgílio, que rebateu dizendo que torcia para que outras seleções tivessem a cidade como destino. A imprensa estrangeira destacou a troca de farpas nas matérias.
O Daily Mail usou em sua manchete a expressão 'Rumble in the Jungle', algo como 'barulho na selva'. A reportagem explica que Manaus tem uma pouca tradição no futebol brasileiro, mas que os organizadores da Copa de 2014 quiseram promover a capital do Amazonas como uma cidade esportiva. O diário também cita que a temperatura poderá atingir 30°C durante o torneio, mesmo na parte da noite.
O The Guardian destacou a imagem do presidente da FA (Federação Inglesa de Futebol), Greg Dyke, fazendo um gesto de 'degola'. A imagem de um pescoço cortado foi classificada como um sinal de pessimismo por parte do cartola em relação ao grupo dos ingleses.
O gesto gerou criticas de torcedores nas redes sociais. O Express publicou a reclamação de um fã da seleção. "Bom ver Greg Dyke imitando um corte na garganta quando o grupo foi sorteado. Confiança personificada do chefe da FA", postou Jack Oldham.
Assim como os jornais italianos, a apresentadora Fernanda Lima também foi elogiada por sua beleza.
O Guardian também preparou um guia para os torcedores irem a Manaus e também recomendou capa de chuva e repelentes contra mosquitos. O Mirror destacou a dificuldade da chave da Inglaterra com três campeões mundiais, mas disse que 'poderia ter sido pior'.
A estreia do grupo será no dia 14 de junho, com confrontos entre Uruguai e Costa Rica, no Castelão, e Inglaterra enfrentando a Itália, na Arena da Amazônia. Na sequência, a 'Celeste' pega os ingleses na Arena Corinthians, em 19 de junho, enquanto Costa Rica e Itália jogam na Arena Pernambuco um dia depois. Para encerrar, no dia 24 de junho, Uruguai e a Itália jogam na Arena das Dunas, e a Costa Rica enfrenta a Inglaterra, no Mineirão.