Jornais ingleses citam calor de Manaus, 'saia justa' e jogo na selva

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Reprodução

    Daily Mail, da Inglaterra, não gostou muito do grupo, considerado "duro"

    Daily Mail, da Inglaterra, não gostou muito do grupo, considerado "duro"

Os jornais ingleses deram maior destaque ao clima de Manaus e à 'saia justa' criada com o prefeito da cidade que ao grupo da seleção local. A Inglaterra foi sorteada nesta sexta-feira na chave D, ao lado de Uruguai, Itália e Costa Rica. Mesmo assim, o principal assunto explorado foi o fato de terem que atuar na região Norte do país.

O técnico da seleção inglesa Roy Hodgson havia dito que gostaria de evitar partidas em Manaus por conta do calor, umidade e deslocamento. Os comentários irritaram o prefeito Artur Virgílio, que rebateu dizendo que torcia para que outras seleções tivessem a cidade como destino. A imprensa estrangeira destacou a troca de farpas nas matérias.

O Daily Mail usou em sua manchete a expressão 'Rumble in the Jungle', algo como 'barulho na selva'. A reportagem explica que Manaus tem uma pouca tradição no futebol brasileiro, mas que os organizadores da Copa de 2014 quiseram promover a capital do Amazonas como uma cidade esportiva. O diário também cita que a temperatura poderá atingir 30°C durante o torneio, mesmo na parte da noite.

O The Guardian destacou a imagem do presidente da FA (Federação Inglesa de Futebol), Greg Dyke, fazendo um gesto de 'degola'. A imagem de um pescoço cortado foi classificada como um sinal de pessimismo por parte do cartola em relação ao grupo dos ingleses.

O gesto gerou criticas de torcedores nas redes sociais. O Express publicou a reclamação de um fã da seleção. "Bom ver Greg Dyke imitando um corte na garganta quando o grupo foi sorteado. Confiança personificada do chefe da FA", postou Jack Oldham.

Assim como os jornais italianos, a apresentadora Fernanda Lima também foi elogiada por sua beleza.

O Guardian também preparou um guia para os torcedores irem a Manaus e também recomendou capa de chuva e repelentes contra mosquitos. O Mirror destacou a dificuldade da chave da Inglaterra com três campeões mundiais, mas disse que 'poderia ter sido pior'.

A estreia do grupo será no dia 14 de junho, com confrontos entre Uruguai e Costa Rica, no Castelão, e Inglaterra enfrentando a Itália, na Arena da Amazônia. Na sequência, a 'Celeste' pega os ingleses na Arena Corinthians, em 19 de junho, enquanto Costa Rica e Itália jogam na Arena Pernambuco um dia depois. Para encerrar, no dia 24 de junho, Uruguai e a Itália jogam na Arena das Dunas, e a Costa Rica enfrenta a Inglaterra, no Mineirão.

VEJA COMO FICARAM OS GRUPOS DA COPA DO MUNDO DE 2014

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos