Imprensa croata vê favoritismo de sua seleção ao lado do Brasil no grupo A
Do UOL, em São Paulo
-
Reprodução
Jornal croata repercute grupo do Brasil na Copa
Os jornais da Croácia chamaram a atenção para o fato de a seleção europeia enfrentar o Brasil logo na primeira fase da Copa do Mundo de 2014, além de Camarões e México.
Mesmo lamentando o grupo "difícil", o jornal Slobodna Dalmacija considerou que a Croácia é a outra favorita para se classificar às oitavas de final, ao lado da seleção anfitriã, por ter uma equipe mais completa em relação a Camarões e México.
O Slobodna Dalmacija lembrou da "infinidade de estrelas" que servem a seleção brasileira, citando Neymar, David Luiz, Hulk, Daniel Alves e Oscar, e recordou a dificuldade que os mexicanos tiveram para se classificar para o Mundial – a seleção do técnico Miguel Herrera precisou ir à repescagem, onde venceu a Nova Zelândia.
Por fim, o jornal festeja que a Croácia abrirá a Copa do Mundo num país "onde se joga o mais belo futebol, casa de Pelé, Ronaldo e Neymar". "Os olhos do mundo serão direcionados para a Croácia", concluiu a publicação.
Já o Vecernji List chamou a atenção para a volta da Croácia ao Mundial depois da ausência em 2010 e pelo fato de a equipe novamente estrear contra o Brasil, como aconteceu na Copa de 2006, na Alemanha.
O esportivo Sportske Novosti também fez alusão ao jogo contra o Brasil em 2006 e afirmou que a Croácia deixou "uma boa impressão" na derrota por 1 a 0 diante da equipe de Carlos Alberto Parreira. O jornal ainda lembrou do empate entre Brasil e Iugoslávia – que contava com croatas na equipe – na abertura da Copa de 1974.
A publicação ponderou que, mesmo que a Croácia passe às oitavas de final, a equipe pode se complicar com o primeiro adversário na fase eliminatória – o grupo B, que cruza com a chave brasileira nas oitavas, conta com Espanha e Holanda, finalistas da Copa de 2010, Chile e Austrália.
Camarões
A imprensa camaronesa lamentou a dificuldade do confronto contra os donos de casa, mas acredita que a seleção africana "certamente pode competir com as outras equipes" para ir à fase eliminatória, conforme publicou o esportivo Camfoot.com.