Brasil e grupos da morte atormentam seleções para o sorteio desta sexta
Do UOL, na Costa do Sauipe*
A Copa do Mundo de 2014 começa a ganhar sua feição nesta sexta-feira, quando o sorteio na Costa do Sauipe definirá os oito grupos da primeira fase. A partir das 14h (de Brasília), representantes de seleções de todos os continentes cruzam os dedos para evitar os grupos da morte e um incômodo encontro com o anfitrião Brasil logo de cara.
Equipes tradicionais do futebol internacional e craques de renome podem cruzar o caminho do Brasil logo na primeira fase. As campeões mundiais Itália, França e Inglaterra estão no pote 4, junto com a Holanda, vice de 2010, e Portugal de Cristiano Ronaldo. Todas essas são rivais em potencial dos anfitriões para os três jogos iniciais na Copa.
Vários técnicos presentes na Costa do Sauipe apontaram o Brasil como favorito único do Mundial, um patamar acima dos demais. Neste rol de opiniões estão os comandantes de Grécia e Honduras, que podem ser rivais dos anfitriões, e o da Bélgica, outra cabeça de chave.
Já definido como cabeça do grupo A, o Brasil estreia em 12 de junho no Itaquerão, em São Paulo. Cinco dias mais tarde a seleção volta a campo no Castelão, em Fortaleza. Por fim, a equipe de Scolari encerra a participação na primeira fase no Mané Garrincha, em Brasília.
O sorteio começa com a operação que levará uma das nove seleções europeias do pote 4 para o de número 2, que conta com os cinco africanos, além de Chile e Equador. Em seguida este representante da Europa será direcionado para um dos grupos encabeçados por sul-americanos: Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai.
Além do temor dos "grupos da morte", as seleções torcem para evitar itinerários tortuosos na primeira fase. Entre os cabeças de chave, uma das posições mais cobiçadas é o grupo H, cuja seleção de topo será a que viaja menos neste estágio do torneio – 698 quilomêtros. Esta é a predileção anunciada dos uruguaios, por exemplo.
"Vamos jogar um torneio em um país com distâncias muito grandes. Por isso a vida dos favoritos vai depender muito do sorteio", opinou o português Carlos Queiroz, técnico do Irã.
"As distancias não são curtas, mas são iguais para todos. O mais importente é escolher uma boa base. A experiência depois da África do Sul foi excelente. Todos ficaram satisfeitos com o local escolhido", afirmou o ex-jogador espanhol Fernando Hierro, que participará do processo de sorteio das bolinhas.
Além de Hierro, outros sete jogadores conhecidos representarão os demais sete campeões do mundo: o uruguaio Ghiggia, o francês Zidane, o alemão, Mattheus, o inglês Hurst, o argentino Kempes, o italiano Cannavaro e o brasileiro Cafu.
O evento desta sexta em um resort de luxo na Costa do Sauipe custou R$ 26,5 milhões (sendo R$ 6,5 milhões bancados pelo governo da Bahia) e contará com cerca de mil homens na operação de segurança.
O casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert comandará a cerimônia de uma hora e meiade duração, no litoral baiano. O evento ainda terá a participação dos cantores Alexandre Pires, Alcione, Emicida e Vanessa da Mata. O desfecho do show terá o comando da baiana Margareth Menezes, em performance ao lado do Olodum.
A cerimônia terá 1300 convidados e será transmitida para 193 países ao redor do planeta. Mais de 2 mil jornalistas do Brasil e do exterior estão credenciados para a cobertura do evento. A expectativa é de que a audiência atinja 250 milhões de pessoas.
*reportagem de Bruno Freitas, Fernando Duarte, José Ricardo Leite, Julio Gomes, Ricardo Perrone e Rodrigo Mattos
Sorteio expõe desconhecimento estrangeiro sobre território brasileiro
Na reta final, Fifa troca rigidez por samba na organização da Copa
Zagallo relata susto em 98 após franceses chacoalharem seu carro na Copa
Lima e Hilbert se distanciam de polêmica racial e apostam em tom sério 




