Gafes e ausência de Fred marcam lançamento de bola da Copa de 2014

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

Além de um belo show 3D de luzes projetadas no Parque Lage, na zona Sul do Rio de Janeiro, muitas gafes marcaram o lançamento da Brazuca, bola oficial da Copa do Mundo de 2014, produzida pela Adidas. Problemas nos microfones, ausência do atacante Fred, textos em inglês e o cuidado para não citar jogadores patrocinados por concorrentes causaram situações engraçadas e até constrangedoras durante o evento.

A apresentadora do lançamento da Brazuca, a atriz Sheron Menezes, se esqueceu, por exemplo, do nome do atacante Hernane, do Flamengo. O jogador apresentou a bola ao lado de Seedorf, do Botafogo, e do ex-jogador Cafu. "É que eu não entendo muito de futebol, né gente", justificou-se. 

Fred, principal garoto-propaganda da Adidas na América Latina, havia sido confirmado para o lançamento, mas cancelou a presença. Segundo a empresa, o cancelamento ocorreu 'em cima da hora'. O Fluminense, equipe do camisa 9, vive situação ruim no Brasileirão, com grandes chances de ser rebaixado na rodada final, no próximo domingo.

Sheron Menezes foi orientada a ler um texto sobre a Brazuca exibido em telão. Mas também tinha que repetir as falas rapidamente em inglês, já que integrantes da imprensa internacional estavam no local com transmissões ao vivo. Uma das palavras confundiu a atriz, que brincou por não conseguir repetir o termo, deixando a frase desconexa para os estrangeiros presentes.

Ela também interrompeu Cafu antes de uma resposta, pedindo tempo para traduzir a questão para o inglês. Depois, foi questionada se não falaria também em dois idiomas ao terminar uma pergunta ao atacante Hernane.

Outra gafe aconteceu no momento de Cafu ser entrevistado. O ex-lateral foi apresentado como se tivesse 142 jogos pela seleção brasileira, mas começou a resposta corrigindo que ele, na realidade, havia disputado 148 jogos oficiais pelo Brasil.

O capitão do pentacampeonato também recebeu uma bronca enquanto respondia às perguntas sobre a bola do Mundial de 2014. "Cafu olha para frente, se não eles ficam perdidos", disse a apresentadora, que recebeu como resposta: "Vou olhar para você".

CONHEÇA AS BOLAS UTILIZADAS EM COPAS DO MUNDO

Os problemas começaram antes mesmo do início do evento. A imprensa foi informada de que os portões seriam abertos às 19h30, mas a liberação ocorreu mais de uma hora depois, com muita confusão. A falta de banheiros masculinos também provocou filas na área de baixo do parque.

A preocupação em não citar jogadores não patrocinados pela Adidas também causou situações inusitadas. Neymar e Cristiano Ronaldo, por exemplo, não foram mencionados por Hernane quando ele foi questionado sobre os atletas que gostaria de ver de perto na Copa do Mundo.

O 'Brocador' apontou Messi, Lucas (que tem ficado fora das últimas listas de Luiz Felipe Scolari) e Oscar como as estrelas que gostaria de acompanhar na Copa do Mundo. Oscar que, por sinal, foi duas vezes chamado de 'Óscar' por Sheron. Todos os citados por Hernane são patrocinados pela Adidas.

Por ser patrocinada pela Nike, a seleção brasileira também ficou de fora de uma homenagem no lançamento do Parque Lage. As seleções vestidas pela Adidas, como Argentina, Espanha e Alemanha, tiveram suas bandeiras projetadas em 3D nos arcos da construção tombada pelo poder público.

A tentativa de embaixadinha de Hernane, com a bola caindo de primeira, e o microfone de Seedorf, que não funcionou durante uma resposta, também completaram a noite de problemas. A Brazuca, que tem as cores azul, verde e laranja, será vendida por R$ 399. Ela foi inspirada na fita do Senhor do Bonfim.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos