Adidas lança bola da Copa de 2014 com festa high-tech e Seedorf

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Adidas apresentou nesta terça-feira a Brazuca, bola oficial da Copa do Mundo de 2014, com um show de luzes. A substituta da Jabulani foi lançada em uma projeção 3D de imagens nos muros do Parque Lage, em festa na zona Sul do Rio de Janeiro. Canhões de luz mostravam todos os modelos lançados desde a Copa de 1970 até a atual.

A bola tem formas curvilíneas nas cores verde, laranja e azul, inspiradas na fita do Senhor do Bonfim e simbolizam a 'paixão e alegria do futebol brasileiro', segundo a empresa alemã. O produto, que já havia vazado em blogs na internet, foi apresentado pelo ex-jogador Cafu, capitão do pentacampeonato da seleção brasileira, pelo meia Seedorf, do Botafogo, e pelo atacante Hernane, do Flamengo.

A Brazuca foi testada durante dois anos e meio por 600 jogadores de 30 times de dez países do mundo. Segundo a Adidas, é a bola que mais foi posta experimentada no mundo antes de um lançamento. Ela tem a mesma estrutura da Tango 12, usada na Eurocopa de 2012, e da Cafusa, bola da Copa das Confederações deste ano. O preço inicial é de R$ 399.

Jogadores patrocinados pela empresa alemã como Barcos e Zé Roberto, do Grêmio, Josué, Victor e Leonardo Silva, do Atlético-MG também participaram do lançamento como convidados. O holandês Seedorf, que teve aparição rápida no evento e não concedeu coletiva, ao contrário de Hernane e Cafu, disse que a presença da torcida poderá ser o diferencial para a seleção brasileira na Copa de 2014.

"O Brasil tem essa coisa especial, essa energia que foi mostrada na Copa das Confederações. O Brasil todo está acreditando, dando energia à Seleção. Isso vai ser o diferencial para a seleção brasileira que, claro, tem muito talento em campo. Mas esse diferencial vai ajudar muito".

O nome Brazuca foi escolhido em votação popular realizada via internet e ganhou com 77,8%, uma boa vantagem com relação aos outros nomes, Bossa Nova e Carnavalesca. Ela rolará pela primeira vez no dia 12 de junho, na abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão.

CLIQUE E CONHEÇA AS BOLAS UTILIZADAS EM COPAS DO MUNDO

A bola será a substituta da Jabulani, que foi usada durante o Mundial da África do Sul, em 2010. A polêmica em torno dela foi muito grande por ser considerada muito leve e atrapalhar o trabalho dos goleiros. A Adidas é a empresa que fabrica as bolas para a Copa do Mundo desde 1970, no México.

Campanha com bebês
A Adidas também fará uma campanha com bebês para divulgar a Brazuca. Todos os nascidos nesta terça poderão receber uma bola. Para ser agraciado com o presente, pais, amigos ou responsáveis devem se encaminhar, nos dias 6 e 7 das 10 às 18h, aos postos autorizados.

Eles ficam nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Será necessária a apresentação da certidão de nascimento e cópia para comprovar o nascimento em 3 de dezembro de 2013.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos