Globo diz que polêmica sobre racismo em sorteio é "bobagem"

Bruno Freitas, Fernando Duarte e José Ricardo Leite

Do UOL, na Costa da Sauípe (BA)

  • Globo/Foto Rio News

    Discussão na internet acusa Fifa de ter vetado Camila Pitanga e Lázaro Ramos para sorteio da Copa-2014

    Discussão na internet acusa Fifa de ter vetado Camila Pitanga e Lázaro Ramos para sorteio da Copa-2014

A GEO, empresa contratada para organizar o sorteio da Copa do Mundo de 2014, classificou como bobagem os rumores de racismo sobre a escolha de Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert para a apresentação da festa, marcada para a próxima sexta-feira, na Costa do Sauípe, na Bahia.

A escolha do casal gerou polêmica por terem supostamente substituído o casal Lázaro Ramos e Camila Pitanga por uma questão racial. Mas, nesta segunda-feira, os representantes pela organização do sorteio disseram que vários artistas foram sugeridos, mas que o COL (Comitê Organizador Local) optou pela simpatia do casal Lima e Hilbert.

"Olha esse elenco do sorteio e veja se alguém pode ser acusado de racismo? A Fifa não tem nada a ver com isso, é decisão do COL, que consulta a Fifa e a gente. Várias pessoas foram cogitadas Gisele Bundchen, Fernanda Torres, Marcio Garcia, Rodrigo Santoro..", falou Luiz Gleiser, diretor da Rede Globo e da GEO e responsável pelo conteúdo artístico da festa.

"O COL decidiu com muita razão, com base em nossa experiência na África, que Rodrigo  e Fernanda se saíram muito bem naquela apresentação. Foi a razão do sucesso e simpatia de um casal tão querido como eles são. Os nomes (cogitados) foram vários. Daí pressupor qualquer coisa é um fenômeno contemporâneo, bobagem", continuou.

Cultura local no sorteio
O desejo da organização do evento é mostrar ao mundo o Brasil como terra da felicidade, nação de um futebol vibrante. "Importante mostrar a diversidade cultural do povo brasileiro para o mundo inteiro. É muito importante que isso seja percebido", afirmou Luiz Gleiser. Segundo a organização, a festa contou com preparação de 90 dias.  

A cerimônia ainda terá a participação dos cantores Alexandre Pires, Alcione, Emicida e Vanessa da Mata. O desfecho do show terá o comando da baiana Margareth Menezes, em performance ao lado do Olodum.

A cerimônia terá 1300 convidados e será transmitida para 193 países ao redor do planeta. Mais de 2 mil jornalistas do Brasil e do exterior estão credenciados para a cobertura do evento. A expectativa é de que a audiência atinja 250 milhões de pessoas.

Esta será a 13ª edição do sorteio da Copa com transmissão internacional. O primeiro evento do gênero levado à televisão aconteceu antes do Mundial de 1966, na Inglaterra. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos