Mostra no Pacaembu expõe autógrafo raro de Pelé e paixão por figurinha
Do UOL, em São Paulo
Quem gosta de futebol certamente já gastou boas horas do seu tempo para colar dezenas de figurinhas em álbuns, organizar selos e cartões postais de clubes e estádios ou admirar sua lista de autógrafos dos maiores ídolos. Uma exposição no Museu do Futebol, localizado dentro do estádio do Pacaembu, resgata estas memórias imortalizadas no papel.
A partir deste sábado, o museu inaugura a exposição temporária Futebol de Papel, que ficará aberta ao público até abril de 2014. Nela, o visitante terá a oportunidade de conhecer vários objetos históricos: o contrato de Leônidas da Silva, o Diamante Negro, com o São Paulo; ingressos de todas as edições da Copa do Mundo e também da partida inaugural do Pacaembu, em 1940; e um autógrafo de toda a seleção brasileira de 1958, obtido antes do embarque para a Suécia, com Pelé assinando ainda como Edson Arantes.
No total, a exposição conta com mais de 200 itens originais, que fazem parte do acervo de 12 colecionadores e cinco clubes (Portuguesa, São Paulo, Botafogo, Açucena e Santa Marina, os dois últimos atualmente na várzea paulistana). Além destes objetos expostos em vitrines, há um totem multimídia que reúne outras coleções que foram digitalizadas.
"Vamos promover uma grande homenagem às coleções e aos colecionadores de impressos, responsáveis por preservar relíquias, histórias dos clubes, atletas e campeonatos", disse Luiz Laurent Bloch, diretor executivo do Museu do Futebol.
E para quem deseja relembrar sua infância ou deixar o futebol virtual de lado, há um espaço reservado para jogar pebolim (também conhecido como totó ou fla-flu) e mostrar suas habilidades no bafo.
SERVIÇO:
Exposição Futebol de Papel
Onde: Museu do Futebol – estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n, São Paulo)
Quando: de 30 de novembro a abril de 2014
Horário: das 9h às 18h (no dia da abertura da exposição, a entrada será às 10h)
Preço: R$ 6 (no dia da inauguração, a entrada será gratuita até as 12h. Às quintas-feiras, os visitantes também não pagam ingresso. Em dias de jogos, recomenda-se entrar em contato com o museu (pelo telefone (11) 3664-3848) para verificar o horário de fechamento).