Obra não colocava funcionários em risco, diz Ministério Público do Trabalho

Do UOL, em São Paulo

As últimas inspeções realizadas MPT (Ministério Público do Trabalho) no Itaquerão não encontraram irregularidades que pudessem colocar em risco a segurança dos operários que trabalham na arena. Técnicos do órgão farão uma nova vistoria nesta quinta-feira, 28, junto com o Ministério do Trabalho e Emprego. A queda de um guindaste na obra deixou dois operários mortos e um ferido no início da tarde desta quarta-feira.

Em nota enviada à imprensa, o MPT afirmou que acompanha os trabalhos do estádio desde o início de sua construção. "As últimas inspeções técnicas realizadas pelo setor pericial do órgão não constataram a existência de irregularidades cuja gravidade pudessem comprometer a segurança e saúde dos trabalhadores", diz a nota.

Técnicos do MPT e do Ministério do Trabalho também vão investigar as causas do acidente. "Após a devida apuração dos fatos, tomará as providências que se fizerem necessárias no âmbito administrativo e/ou judicial", diz a nota do órgão. 

Mais cedo, o MPE (Ministério Público do Estado de São Paulo) já havia informado que investigaria o acidente na obra do Itaquerão. De acordo com nota divulgada pela Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital, uma vistoria em conjunto com o Corpo de Bombeiros está prevista "para os próximos dias do mês de dezembro", ou seja, a partir da semana que vem. 

Um relatório do Corpo de Bombeiros havia apontado 50 irregularidades na obra com relação a prevenção de incêndios, o que já tinha chamado a atenção do MPE. A maior parte dos apontamentos feito pelos bombeiros está relacionada a questões do projeto e de rotas de fuga.

 

ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO

  • Divulgação

    Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos