Torcedores não recebem boleto da Fifa e temem perder ingressos da Copa
Tiago Dantas
Do UOL, em São Paulo
Torcedores que compraram ingressos para a Copa do Mundo reclamam que ainda não receberam o email com o boleto bancário para confirmar a compra. A mensagem deveria ter sido enviada até quarta-feira, 13, segundo a Fifa (Federação Internacional de Futebol). Como o prazo expirou há uma semana, os compradores temem que possam perder seus tíquetes e ter que assistir ao Mundial pela TV.
A maior parte dos problemas aconteceu com quem adquiriu os ingressos no último dia 11, quando a venda foi feita por ordem de chegada. Há casos, no entanto, de espectadores que foram sorteados no dia 8 e também não receberam o boleto bancário. O site ReclameAqui, que reúne queixas de consumidores, já registrou 41 reclamações do tipo.
A entidade máxima do futebol, porém, diz que não registrou nenhum problema relacionado ao envio de boletos e sugere que as falhas possam ter sido problemas pontuais. O banco Itaú, responsável pela geração dos boletos e patrocinador da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e da Copa do Mundo, alega que todo o procedimento transcorreu dentro da normalidade.
A funcionária pública Solimar Perpétua Teixeira, de 27 anos, não acha nada normal a situação. "Qualquer coisa que a gente compra na internet tem a opção de gerar o boleto na hora, você não precisa esperar dois dias", reclama Solimar, que mora em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. No dia 11, ela conseguiu ingressos para assistir a um jogo da primeira fase em Brasília.
Como o documento não chegou no prazo, Solimar recorreu à Central de Relacionamento da Fifa para pedir informações sobre o boleto. Os atendentes disseram que ela tinha que esperar, mas não deram mais detalhes. O serviço é um número que começa com 0300, o que significa que a ligação é paga. Além disso, segundo os torcedores, os atendentes não fornecem um número de protocolo, o que é comum em serviços deste tipo.
"Sem o protocolo, não tenho nem como provar que liguei lá para reclamar", diz o empresário João Paulo Almendra Freitas Andrade, de 31 anos, que vive em Teresina, no Piauí. Andrade reservou ingressos para cinco jogos em Fortaleza. "Creio que não deva mais chegar esse boleto. Liguei várias vezes e passei três emails diferentes para me enviarem a conta. Mas até agora [terça-feira, 19, à noite] não recebi nada."
Também moradora de Teresina, a funcionária pública Sthael dos Santos Couto, de 32 anos, está preocupada pois já pediu férias e até reservou um voo para Manaus, onde pretendia assistir a quatro partidas. "O que me revolta é que não é um evento qualquer. É uma Copa do Mundo. Não pode ser tão desorganizado."
A Sthael, os funcionários da Central de Relacionamento da Fifa chegaram a dizer que nem todos os boletos tinham sido enviados na primeira leva devido ao grande número de pedidos. Em outra ligação, falaram que havia uma lista com o nome de cada torcedor e o código de pagamento. No dia seguinte, a informação foi negada.
O estudante Pedro Henrique Gonçalves Domingues de Oliveira, de 21 anos, de Brasília, está esperando o documento bancário há mais tempo. Em 8 de novembro, ele recebeu um email da Fifa dizendo que seu pedido de 20 ingressos para assistir a quatro jogos no Estádio Nacional Mané Garrincha havia sido aceito. A mensagem dizia que em dois dias chegaria o boleto, que deveria ser pago até o dia 15. "Fiquei tranquilo no começo, mas os dias foram passando e o boleto nunca chegou. Procurei no site, mas não tem uma opção de 'baixar' o boleto. Tem que esperar o email."
Oliveira, então, mandou emails e ligou para a Central de Relacionamento. Na sua opinião, porém, nada foi feito. O estudante já havia tido problemas com a compra de ingressos no início do ano, na Copa das Confederações. "O site não aceitava o CPF de ninguém da minha família e aí não conseguíamos avançar na compra. Depois, estenderam o prazo de venda de ingressos e esse erro foi consertado. Só então conseguimos comprar", diz o jovem, que conseguiu assistir à abertura do campeonato.