Jogador croata é acusado de celebrar vaga à Copa com cânticos nazistas

Do UOL, em São Paulo

  • Hrvoje Polan/AFP

    Josip Simunic, defensor da seleção croata, nega ter feito menção ao nazismo

    Josip Simunic, defensor da seleção croata, nega ter feito menção ao nazismo

A imprensa da Croácia acusa o zagueiro Josip Simunic de comemorar a classificação de seu país à Copa do Mundo com cânticos nazistas.  

O jogador croata segurou microfone em meio ao festejo com torcedores ainda no estádio e começou a gritar palavras que fariam menção à ideologia adotada pela Alemanha no período de Adolf Hitler no comando (década de 30).

"Pela pátria!", gritou o zagueiro. "Preparados!".

Simunic nega qualquer mensagem nazista na celebração e disse que que pensou apenas no "povo croata" em um momento de grande emoção. A Croácia assegurou vaga ao Mundial após derrotar a Islândia, 2 a 0, no segundo jogo da repescagem, na terça.

Os gritos proferidos por Simunic seriam slogans do período nazista, quando a Croácia se aliou à Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

Conhecido como um dos piores massacres da história da humanidade, o holocausto - termo utilizado para descrever a tentativa de extermínio dos judeus na Europa nazista - teve seu fim anunciado no dia 27 de janeiro de 1945, quando as tropas soviéticas, aliadas ao Reino Unido, Estados Unidos e França na Segunda Guerra Mundial, invadiram o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, em Oswiecim (sul da Polônia).

No local, o mais conhecido campo de concentração mantido pela Alemanha nazista de Adolf Hitler, entre 1,1 e 1,5 milhão de pessoas (em sua maioria judeus) morreram nas câmaras de gás, de fome ou por doenças.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos