Com 100% de aproveitamento em sorteio, jovem verá quatro jogos da Copa
Tiago Dantas e Vinicius Konchinski
Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro
Comprar um dos cerca de 890 mil ingressos sorteados pela Fifa na primeira fase de venda de tíquetes para a Copa do Mundo já é uma boa demonstração de sorte. Mas a analista de mídias sociais Ellen Rodrigues, 22 anos, passou com sobra no teste. Além de ter sido contemplada com entradas para os quatro jogos que queria assistir, a jovem de Niterói (RJ) ainda conseguirá ver a final do torneio no Maracanã.
"Tentei os quatro jogos achando que ia conseguir um só e, por mim, já estava ótimo se fosse assim. Aí foi só esperar. Hoje vi que consegui pra todos", disse Ellen. Além da final, no dia 13 de julho, a jovem vai assistir a uma partida da fase de grupos no Rio, outro em Fortaleza e a uma das quartas de final, também no Maracanã.
Flamenguista, Ellen já havia assistido a todos os jogos da Copa das Confederações do Rio de Janeiro em junho deste ano. A analista, porém, não confiava tanto assim na sorte. "Não esperava ganhar os quatro ingressos porque é difícil, né? Mas queria ir mesmo em todos." Como comprou meia-entrada, Ellen pagará R$ 310 pelo pacote.
Ellen ficou sabendo da notícia na manhã desta quarta-feira, 6, ao consultar o site da Fifa. O empresário e produtor musical Marcio Gonçalves, 36 anos, morador do Rio de Janeiro, já sabia que poderia assistir a um jogo do mundial desde 30 de outubro. Ao consultar a fatura do cartão de crédito, ele notou que havia um desconto em nome da Fifa.
"Sabia que estava pagando por dois pares de ingresso, mas não sabia quais jogos seriam", afirmou Gonçalves. "A comunicação deles com os clientes é horrível. Vi todo mundo comentando no Facebook e fui lá ver no site da Fifa. Busquei todos as partidas do Maracanã e só consegui dois. Não tive problema algum, só faltou sorte mesmo."
Nem todos tiveram um aproveitamento tão bom. Junto com um amigo, o advogado Marlon Roza, 32 anos, que vive em Curitiba (PR), tentou ingressos para 10 jogos. Foi sorteado para apenas uma partida, em Fortaleza. "Meu sonho era ver a abertura e o encerramento. Mas tudo bem. Conheço quase todo nordeste, mas Fortaleza não. Será a primeira viagem para lá."
Enquanto procura passagem aérea e hospedagem em Fortaleza, Roza pensa em entrar na segunda fase de venda de ingressos, a partir de 11 de novembro. Dessa vez, não haverá sorteio. Os ingressos serão entregues de acordo com a ordem de pedido. A Fifa informou que até o dia 10, enviará email ou SMS para todas as pessoas que participaram do sorteio.
Azarados
O jornalista Vinicius Santos, 31 anos, de São Paulo, solicitou, ao todo, 11 entradas: três para a abertura da Copa, três para uma das partidas de oitavas de final, duas para uma semifinal e três para a final. Pretendia assistir aos jogos com sua namorada e mais um convidado. Não foi sorteado para nenhum dos jogos.
A negativa dos ingressos não o fez desistir dos bilhetes. "Lógico que vou tentar comprar meus ingressos nas próximas etapas. Mesmo que eles estejam mais caros, vou pagar porque quero assistir à Copa do Mundo no estádio", disse.
O advogado José Henrique Gomes, de 31 anos, mora em Londrina (PR). Pediu à Fifa cinco ingressos para jogos da Copa do Mundo de 2014: três no Rio de Janeiro, um em São Paulo e outro em Curitiba. Nesta quarta-feira, entretanto, soube por meio do site da entidade máxima do futebol que não conseguiu nenhum bilhete solicitado.
"Estou muito decepcionado. Fiz meu pedido logo no primeiro dia do período de vendas e minha expectativa era grande. Infelizmente, não deu."