Técnico da Inglaterra pede desculpas após instrução com a palavra 'macaco'

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

  • AFP PHOTO/ SERGEI SUPINSKY

    Hodgson foi acusado de racismo por citar piada antiga da Nasa sobre homens e macacos

    Hodgson foi acusado de racismo por citar piada antiga da Nasa sobre homens e macacos

O técnico da seleção inglesa de futebol, Roy Hodgson, pediu desculpas nesta quinta-feira por uma palavra dita no intervalo da partida contra a Polônia, na última terça, pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014. Durante uma instrução ao jogador Chris Smalling, o treinador usou a expressão "alimentar o macaco", que acabou gerando polêmica e foi interpretada como racista por parte da mídia local.

De acordo com o jornal Daily Mirror, Hodgson instruía Smalling a acionar mais o meia-atacante Andros Towsend quando usou a expressão. O treinador explicou a situação. "Eu gostaria de pedir desculpas se ofendi alguém com o que disse no intervalo. Não tinha a intenção de dizer algo inapropriado. Deixei isso claro ao Andros no vestiário, falei novamente com ele na quarta-feira. Ele me assegurou e também à federação que não ficou ofendido e disse que entendeu o que eu queria dizer", afirmou o treinador.

Segundo o jornal, "alimentar o macaco" é uma expressão comum relacionada à Nasa, agência espacial norte-americana. "A Nasa decidiu que, finalmente, o homem iria para o espaço, depois de ter enviado apenas macacos. Mas as ordens todas seriam para os animais, enquanto o homem não fazia nada. Irritado, ele contatou a base e perguntou: 'Quando eu faço alguma coisa?'. A resposta teria sido: 'Em 15 minutos, alimente o macaco'", conta a história relatada pelo Daily Mirror.

Towsend, que fez sua estreia pela seleção inglesa na última semana, na partida contra Montenegro, se pronunciou sobre o caso no Twitter. "Não sei porque toda essa polêmica. Não houve intenção de ofender e não fiquei ofendido", disse o jogador.

O atacante Wayne Rooney, um dos principais nomes da seleção da Inglaterra, também se pronunciou sobre o caso em seu perfil no Twitter e saiu em defesa do técnico. "Vi a história hoje de manhã. Ele não fez nada de errado, isso é ridículo".

A organização britânica "Kick It Out" pediu uma investigação e, por meio de comunicado, afirmou que "compartilha da preocupação daquelas pessoas que decidiram expor sua opinião ao público" e pediu à Federação Inglesa que "assegure que situações com essas não voltem a acontecer". 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos