Em 3ª repescagem seguida, Portugal testa status e liderança de C. Ronaldo

Do UOL, em São Paulo

Juca ignora risco de Maracanazo e torce por Uruguai na Copa

Maior ídolo do atual futebol português, o jogador Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, usa desde 2008 a tarja de capitão da seleção lusitana. Nesse período, o país disputou duas Eliminatórias de Copa do Mundo e uma de Eurocopa. E vai encarar neste ano, com status de favorito e esperanças nos pés do meia-atacante, a terceira repescagem.

Na última terça-feira, sem Cristiano Ronaldo, Portugal bateu Luxemburgo por 3 a 0 em jogo válido pela última rodada da fase de grupos das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014. No entanto, como a Rússia empatou fora de casa com o Azerbaijão, os lusitanos ficaram com a segunda posição da chave e foram mandados para a repescagem.

Agora, oito seleções europeias vão duelar por quatro vagas na Copa do Mundo. Os portugueses serão cabeças de chave do mata-mata, assim como Croácia, Grécia e Ucrânia. França, Islândia, Romênia e Suécia estarão no outro pote durante o sorteio dos confrontos da repescagem.

Além do status de cabeça de chave, Portugal apostará na experiência. A seleção lusitana venceu as repescagens para a Copa do Mundo de 2010 e para a Eurocopa de 2012. Em ambas, o time do capitão Cristiano Ronaldo superou a Bósnia.

Portugal também testará o poder de decisão de seu capitão. Em 2010, o camisa 7 estava machucado e não participou de nenhum dos jogos contra a Bósnia. Na repescagem da Eurocopa 2012, depois de um empate por 0 a 0 na ida, ele anotou dois gols em vitória dos lusitanos por 6 a 2 em Lisboa.

"Prometo que Portugal fará tudo para ir ao Brasil. É o objetivo que está definido desde sempre, desde que renovei contrato e desde que iniciamos a fase de classificação. Não conseguimos pela via que pretendíamos, mas vamos tentar agora pelo playoff", disse Paulo Bento, técnico da seleção portuguesa, ao jornal lusitano "A Bola".

O sorteio dos confrontos da repescagem europeia será feito no dia 21 de outubro. A divisão dos potes pode criar nessa fase um duelo entre Portugal e França.

"Não vamos ter jogos fáceis. Temos de ser homens e fazer tudo que for preciso para garantir vaga, mas seria bom evitar Portugal e Croácia", opinou o meia francês Franck Ribéry à TV "TF1".

O histórico do confronto entre França e Portugal, porém, contraria a expectativa de Ribéry. Em 22 duelos, os gauleses amealharam 16 triunfos, um empate e apenas cinco derrotas. Os lusitanos não conseguem um triunfo sequer desde 1975.

A França, aliás, não é o único possível rival que leva vantagem no histórico contra Portugal. A Suécia também é superior, com seis vitórias, seis empates e três derrotas em 15 confrontos, apesar de não bater os lusitanos há 29 anos.

Portugal também tem longo período sem perder para a Romênia – desde 1998 –, mas o duelo é muito equilibrado: os lusitanos obtiveram cinco vitórias, quatro derrotas e dois empates. Contra a Islândia foram apenas dois duelos, em 2010 e 2011, com duas vitórias do time do capitão Cristiano Ronaldo.

"Nós tivemos uma campanha muito atribulada até aqui. Tivemos altos e baixos. Se vencêssemos Israel, teríamos terminado em primeiro. Perdemos pontos que não podíamos, mas futebol é isso", declarou o atacante português Hugo Almeida.

Portugal não se classifica diretamente para uma competição desde 2006, quando ficou com a primeira posição do Grupo 3 das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo. Na época, a seleção lusitana era comandada por Luiz Felipe Scolari, que atualmente está à frente do Brasil.

A seleção portuguesa estreou em Copas do Mundo em 1966. Até hoje, os lusitanos acumulam apenas cinco participações na competição (eles também estiveram em 1986, 2002, 2006 e 2010).

Se o time atual passar pela repescagem, Portugal estará na quarta Copa do Mundo consecutiva. "Sempre dissemos que o objetivo era esse. É óbvio que seria melhor se tivéssemos nos classificado diretamente, mas isso é indiferente. O importante é ficar com a vaga", resumiu Fernando Gomes, presidente da FPF (Federação Portuguesa de Futebol).

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos