Chile bate Equador, mas ambos vão à Copa; Uruguai jogará contra Jordânia

Do UOL, em São Paulo

A seleção chilena de futebol não quis saber de "jogo de compadres". Um empate era suficiente para classificar as duas seleções para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, mas o Chile bateu o Equador por 2 a 1 nesta terça-feira em duelo válido pelas Eliminatórias sul-americanas. Ainda assim, os dois países ficaram com as duas vagas diretas que ainda estavam disponíveis no continente.

Veja aqui quais são as seleções que já se classificaram para a Copa do Mundo de 2014

A vitória dos chilenos mandou o Uruguai para a repescagem pela quarta vez consecutiva. Os bicampeões mundiais terão de enfrentar a Jordânia em um mata-mata por um lugar na Copa do Mundo de 2014.

Desde que as Eliminatórias sul-americanas adotaram o atual sistema de disputas, o Uruguai sempre foi mandado à repescagem. O país ganhou da Austrália em 2002, mas tomou o troco na Copa seguinte. Em 2010, os uruguaios eliminaram a Costa Rica.

As Eliminatórias sul-americanas são disputadas em turno e returno. A edição deste ano, com nove times, distribuiu quatro vagas diretas para a Copa do Mundo. Argentina e Colômbia chegaram à última rodada com classificação assegurada.

Para ficar com um dos postos remanescentes, o Uruguai precisava superar a Argentina, torcer para o duelo entre Chile e Equador ter um vencedor e ainda descontar uma diferença no saldo de gols.

Em casa, o Uruguai fez a parte dele e bateu a Argentina por 3 a 2. Os gols dos anfitriões foram marcados por Cristian Rodríguez, Luis Suárez e Edinson Cavani, e Maxi Rodriguez balançou as redes duas vezes para o time visitante.

O Uruguai chegou a 25 pontos e saldo zero. O Chile, que bateu o Equador por 2 a 1, subiu para 28 pontos. Os equatorianos ficaram com os mesmos 25, mas se classificaram para a Copa do Mundo por terem saldo quatro.

Além da vaga, a Argentina, com 32 pontos, já havia assegurado o primeiro posto das Eliminatórias Sul-Americanas. A vice-liderança ficou com a Colômbia, que venceu o Paraguai por 2 a 1 nesta terça-feira, no Paraguai, e chegou a 30 pontos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos