Bósnios lembram guerra após vaga: "o povo merece ser feliz"

Do UOL, em São Paulo

O primeiro país que nunca participou de uma Copa do Mundo a garantir vaga para o Mundial de 2014 foi a Bósnia e Herzegovina. Independente desde 1992, quando foi separada da Iugoslávia, passou por guerra civil sangrenta até 1995. E a felicidade alcançada na noite da última terça-feira foi colocada por muitos bósnios como o final de todo o sofrimento passado naquela época: "o povo merece ser feliz" foi a frase escolhida por torcedores após a vitória sobre a Lituânia, que deu a vaga ao país.

O jornal Oslobodenje publicou nesta quarta frases de alguns dos torcedores que estavam entre os 50 mil que foram às ruas da capital Sarajevo para comemorar a conquista. "Está vitória provocou verdadeira felicidade e alegria em um país que sofreu tanto e ainda é disfuncional. Este país e estas pessoas merecem ser felizes", declarou um homem durante os festejos.

"Isso é loucura. Todos estão felizes, gritando e dançando. Esta é nossa primeira oportunidade de competir na Copa e estou empolgada com nosso avanço", disse Matea Perovic, jovem de 15 anos, que festejou na capital a vaga.

Edin Dzeko, principal jogador do país e titular do Manchester City, já lembrou o Brasil durante a festa: "Olá Brasil. Vamos mostrar o quão poderosa é a Bósnia."

A seleção, que atuou na Lituânia, viajou ainda na terça para a capital Sarajevo e foi recepcionada pela torcida na Chama Eterna, monumento bósnio em homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial, de acordo com o jornal Slobodna Bosna.

Islândia vira alvo na repescagem

Enquanto a Bósnia e outros 20 países já tem vagas garantidas na Copa, outros 11 lugares ainda serão decididos- quatro deles na repescagem europeia. Lá, uma seleção virou alvo das principais seleções: a Islândia.

Portugal, Grécia, Ucrânia e Croácia formarão o pote 1 do sorteio que definirá os confrontos decisivos (o sorteio ocorre na próxima segunda-feira). Cabeças de chave, poerão enfrentar as seleções do pote 2: França, Suécia, Romênia e Islândia. E a seleção islandesa, de ranking mais baixo e surpresa entre os classificados, já é alvo do desejo dos rivais.

Na Grécia, o jornal Sentra publicou uma polêmica capa nesta quarta: um homem aparece pescando um peixe desenhado com as cores da bandeira da Islândia, mostrando que o país considera os islandeses o rival ideal para garantir vaga na Copa.

Em Portugal, o jornal O Jogo deixa claro que o pensamento é o mesmo: "A Islândia é a mais desejada." A publicação também entrevistou o meia Soderstrom, sueco que atuou no futebol local, que afirmou que a Suécia é outra seleção que deseja a Islândia: "Querem enfrentar a Islândia. Entrevistaram pessoas nas ruas e todos consideraram Portugal o pior adversário ."

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos