Empate entre seleções no ranking emperra lista de cabeças de chave da Copa

Do UOL, em São Paulo

Uma situação que não era prevista pela Fifa emperrou a definição dos cabeças de chave da Copa do Mundo. Holanda e Itália vão aparecer empatados no ranking da entidade após a rodada desta terça-feira das eliminatórias e, agora, os dois times disputam a última vaga na lista das oito seleções que vão encabeçar os grupos do Mundial. 

Além do Brasil, que é cabeça de chave por ser a sede da Copa, as seleções de Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica e Suíça também terão seus nomes no primeiro pote durante o sorteio dos grupos. A cerimônia está marcada para 6 de dezembro na Costa do Sauípe, na Bahia. Vinte e uma seleções já garantiram vaga no Mundial.

Para definir quem são os oito cabeças de chave do torneio, a Fifa criou um critério aparentemente simples: escolheu o Brasil e as sete seleções classificadas e que estiverem ocupando as primeiras posições do ranking até 17 de outubro, quando será divulgada a lista atualizada. O regulamento não deixa claro, porém, o que acontece quando duas equipas ficam com a mesma pontuação.

Utilizando as projeções disponíveis no site da Fifa, o UOL Esporte calculou a pontuação que as equipes atingiriam após a rodada - e que devem ser confirmadas dia 17. Holanda e Itália ficaram com 1.136 pontos, dois a menos que a Suíça, sexta colocada no ranking. Ao longo do dia, os escritórios da Fifa no Brasil e na Suíça foram procurados, mas não informaram quais são os critérios de desempate.

Após a vitória do Uruguai sobre a Argentina, a imprensa uruguaia noticiou que, caso o país passe pela Jordânia na repescagem, será cabeça de chave da Copa. O resultado fez a pontuação do Uruguai no ranking da Fifa subir para 1.164, o que tiraria Holanda e Itália do primeiro pote do sorteio. O material divulgado pela Fifa, no entanto, não confirma que uma seleção que se classificou pela repescagem pode encabeçar um grupo da Copa.

Atribuição de pontos

Os pontos são atribuídos aos times dentro do ranking da Fifa por meio de uma fórmula matemática. A pontuação que uma seleção recebe após cada jogo varia de acordo com quatro fatores: o resultado (vitória, empate ou derrota), a competição, a posição no ranking e o continente do time adversário.

Além disso, a entidade leva em conta uma média ponderada dos resultados dos últimos quatro anos de cada time. Os anos têm pesos diferentes, sendo que quanto mais recente for o jogo, maior o peso que ele vai ter na equação final.

De acordo com a FIFA, a distribuição das outras seleções pelos oito grupos do Mundial será feita por critérios esportivos e geográficos. Com exceção dos times europeus, seleções do mesmo continente não podem ficar no mesmo grupo. 

A ausência de seleções tradicionais na lista de cabeças de chave pode criar alguns grupos da morte na primeira fase da Copa. O Brasil pode pegar a Inglaterra logo no início do torneio, por exemplo.

Caso se classifiquem na repescagem, França e Portugal devem se juntar a um grupo forte também, já que podem ser sorteadas para as chaves de Argentina, Espanha ou Alemanha. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos