Espanha fica a um empate da Copa; Portugal se complica por falha do goleiro

Do UOL, em São Paulo

Só um empate contra a Finlândia separa a atual campeã mundial Espanha da Copa do Mundo do Brasil. Nesta sexta-feira, a equipe de Vicente Del Bosque venceu Belarus por 2 a 1 e ficou muito próxima de garantir o primeiro lugar do Grupo I das Eliminatórias da Europa. Situação muito diferente daquela do vizinho Portugal, que segue vivo, mas com chances de classificação direta para o Brasil praticamente nulas.

Os lusos empataram em 1 a 1 com Israel, em uma falha grotesca do goleiro Rui Patrício. Agora, precisam não apenas vencer Luxemburgo na próxima rodada, mas torcer por uma derrota da Rússia para o Azerbaijão na última rodada e ainda tirar uma diferença de sete gols para chegar à liderança do grupo F.

Confira as 14 seleções já confirmadas para a Copa do Mundo. 

O clima das duas partidas já mostrava essa diferença de situações da dupla. Em Palma de Mallorca, a Espanha sabia que só dependia de suas forças para ficar confortável na luta pela vaga. A equipe era líder da chave, com um jogo a mais e o mesmo número de pontos que a França. Por isso, o jogo foi tranquilo, mesmo após um 0 a 0 no primeiro tempo. O time vermelho abriu 2 a 0, com Xavi e Negredo. Ainda levou um de Kornilenko, mas em nenhum momento a vitória foi ameaçada.

Com Portugal foi bem diferente. O time entrou em campo já sabendo que a Rússia, líder da chave, estava vencendo com facilidade sua partida. Nervosos, os jogadores erraram bastante. O gol saiu, é verdade. Em uma jogada pelo alto, Pepe desviou e Ricardo Costa marcou. Quando a vitória parecia certa, porém, Rui Patrício entregou o resultado.

Ele tentou sair jogando. Errou. A bola ficou com Ben Haim, que levou até a entrada da área e chutou por cima, para empatar. Pouco antes do lance, o meio-campista Antunes, em jogada de João Moutinho, perdeu chance de garantir a vitória em chute que o goleiro Aouate defendeu. Após o gol istaelense, Cristiano Ronaldo quase conseguiu reverter o problema. Em uma falta próxima da área em cima de Eder, o atacante do Real Madrid bateu bem, mas Aouate salvou mais uma vez.

Antes do duelo em Portugal, a Rússia, fora de casa, fez 4 a 0 em Luxemburgo, com gols de Samedov, Fayzulin, Glushakov e Kerzhakov. A equipe chegou aos 21 pontos. Portugal tem apenas 18. Israel, com o empate, está eliminado.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos