Governo diz que 'hotéis Fifa' estão 40% mais caros e exige redução

Da agência Efe, no Rio de Janeiro

O governo brasileiro, apoiado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), pressiona a Fifa para que sejam reduzidos os valores dos pacotes oficiais de turismo para a Copa do Mundo. Um recurso encaminhado ao Ministério da Justiça indica que os valores de hospedagens vendidos pela Fifa estão em média 40% acima do valor normalmente cobrado.

A empresa suíça Match foi escolhida pela Fifa para intermediar as vendas de pacotes de turismo.

Um estudo da Embratur aponta que determinadas hospedagens estarão 538% mais caras em relação ao atual valor.

"Queremos que as taxas sejam reduzidas ou que ao menos eles deixem claro aos compradores qual a margem de vantagem que a Match está tendo com essa operação", afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino.

A Embratur exige explicações da Fifa e da Match sobre o motivo da diferenças de valores. Além disso, o órgão do Ministério do Turismo pretende reunir hotéis credenciados pela Fifa para propor preços mais adequados.

O presidente da Embratur ressalta que os preços abusivos não serão notados por muitos turistas, sobretudo aos que nunca estiveram no Brasil.

São esperados 600 mil turistas para acompanhar a Copa em 2014. Muitos deles compraram pacotes completos junto à Fifa (ingressos, hotéis).

"O turista russo que vier ao Mundial, por exemplo, não sabe desse preço abusivo. Ele saberá que pagará 500 dólares pela acomodação no país, mas não saberá que o hotel cobrou 350 dólares e os outros 150 ficaram com os intermediários", acrescenta Dino.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos