Oscar destoa de tom evasivo de colegas e apoia o Bom Senso FC

Fernando Duarte

Do UOL, em Seul

Normalmente evasivo e tímido em suas repostas, o meia Oscar destoou da relutância de alguns companheiros "europeus" de seleção ao abordar o movimento Bom Senso FC. Numa entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, pouco antes do treino da seleção brasileira para o amistoso de sábado, contra a Coreia do Sul, o meia do Chelsea endossou a reivindicação por uma reformulação do calendário nacional.

"O jogador (de clubes brasileiros) que vem para a seleção acaba perdendo quatro jogos e o Campeonato Brasileiro tem jogo atrás de jogo. É preciso um calendário parecido com o europeu para todo mundo ficar mais ou menos parecido. Todo mundo tem de chegar a um consenso", disse Oscar.
 
Perguntados sobre o assunto na chegada a Seul, outros jogadores foram mais evasivos. David Luiz disse "não estar sabendo" da movimentação e Hernanes se limitou a dizer que acha válido a categoria mostrar maior poder de organização. O fato é que os "europeus" não são em boa parte afetados diretamente pelos problemas que fazer parte agenda do Bom Senso FC. 
 
A exceção fica por conta, por exemplo, da possibilidade de uma maratona de jogos, que também faz parte do cotidiano europeu. Quando se apresentou à seleção brasileira para a Copa das Confederações, Oscar tinha disputado 71 partidas na temporada, e seu cansaço foi um problema citado abertamente por Felipão.
 
O convívio com colegas baseados no Brasil durante a excursão à Ásia poderá servir como chance de ao menos discutir o Bom Senso FC internamente. O goleiro Victor vê o maior engajamento até como um movimento de fortalecimento da imagem profissional. "Precisamos mostrar que o jogador de futebol não é alienado e que participa de decisões que afetam suas condições de trabalho".
 
A seleção brasileira enfrenta a Coreia do Sul neste sábado, às 8h (horário de Brasília), em Seul. O Placar UOL Esporte acompanha a partida em Tempo Real.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos