CBF vê incoerência na regra da Fifa que libera Diego Costa para a Espanha

Renan Prates

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/DANI POZO

    Atacante brasileiro Diego Costa é cobiçado e quer atuar na seleção espanhola

    Atacante brasileiro Diego Costa é cobiçado e quer atuar na seleção espanhola

A regra que permite ao atacante Diego Costa, do Atlético de Madri, ser convocado para a seleção espanhola, não é vista com bons olhos pela CBF, que avalia como incoerente esta liberação do jogador.

Segundo um membro da alta cúpula da CBF, os amistosos que a seleção brasileira disputa são avaliados como oficiais em alguns critérios, e não oficiais em outros.

"Tivemos que desconvocar o Maicon. Segundo a regra da Fifa, não podemos chamar ninguém para o lugar porque não tem tempo hábil. Se alguém é expulso em um amistoso, não pode jogar no outro. Isso não é jogo oficial?", questionou a fonte.

A cúpula da CBF também entende que não teria como convocar Diego Costa para um jogo oficial, pois a seleção brasileira não disputa as eliminatórias por ser país sede da Copa do Mundo.

Diego Costa foi convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para os amistosos da seleção brasileira em março contra Itália e Rússia.

A Fifa sinaliza em liberar Diego Costa para ser convocado para os jogos da eliminatória europeia contra Bielorrúsia e Georgia, que serão disputados nos dias 11 e 15 de outubro.

Segundo os jornais espanhóis, a liberação oficial ainda não saiu porque a Fifa exige que a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) examine se Diego Costa tem todas as condições requisitadas para ser convocado.

As condições impostas pela Fifa são: o atleta tem que ter nacionalidade espanhola de maneira permanente e nunca ter jogado (total ou parcialmente) uma competição oficial de qualquer categoria pela CBF. Como Diego Costa virou espanhol durante a carreira de futebolista, um dos seus pais ou avós tem que ter nascido na Espanha ou ele tem que ter vivido cinco anos de forma contínua em território espanhol depois de ter completado 18.

Diego Costa tem cidadania brasileira e espanhola e se considera espanhol desde a sua chegada ao país em 2007. Mas a Fifa quer também que a CBF ateste que o atacante não jogou nenhuma partida oficial em nenhuma das categorias de base da seleção brasileira.

O Diário AS informou que a RFEF solicitou nesta quinta um pedido para a CBF para atestar a liberação de Diego Costa, visto que o jogador já manifestou abertamente o desejo de jogar com a Espanha e estar a disposição do técnico Vicente del Bosque.

Diego Costa, atacante brasileiro
Diego Costa, atacante brasileiro

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos