Metamorfose de Van Persie é novidade da Holanda na décima aparição em Copas
Do UOL, em São Paulo
-
REUTERS/ Albert Gea
Van Persie cumprimenta Jeremain Lens após a classificação da Holanda para a Copa-2014
Da derrota para a Espanha na final da última Copa, em Joanesburgo, 2010, até a classificação para o Mundial do Brasil na última terça-feira, a Holanda apresenta como grande novidade a mudança de status de Robin Van Persie. Se na África do Sul o atacante teve um papel discreto, de coadjuvante, para 2014 a estrela do Manchester United desponta como uma das principais atrações internacionais.
No basquete da NBA, a liga confere a cada ano o prêmio de "jogador que mais evoluiu na temporada". Se levado ao futebol, este conceito abraça Van Persie adequadamente neste ciclo de Copa. Até 2010, o holandês era só mais um no meio da legião estrangeira do Arsenal. Depois de voltar da África do Sul, no entanto, encontrou o melhor nível técnico da carreira e virou uma máquina de fazer gols.
Em 2010 Van Persie jogou, mas ficou na sombra de Sneijder e Robben. O então atleta do Arsenal marcou apenas um gol, na vitória sobre Camarões na primeira fase. Titular na final contra os espanhóis, levou um cartão amarelo e quase não foi notado em campo.
Após a última Copa, o holandês assumiu a camisa 10 do Arsenal, herdada depois da saída de Gallas. Na temporada seguinte, já com 27 anos, enfim explodiu de vez pelo time de Londres, terminando a Premier League com 30 gols anotados, na liderança da artilharia.
Mas ao final da temporada, Van Persie protagonizou uma das transferências mais polêmicas do futebol inglês nos últimos anos. O goleador holandês abandonou um time com aspirações limitadas de troféus para ir ao rival Manchester United, por 30 milhões de libras.
Em Old Trafford, o atacante se consolidou como jogador de ponta internacional. Van Persie anotou 24 vezes e, ao lado de Wayne Rooney, enfim conquistou o título nacional pela primeira vez em nove temporadas na Inglaterra.
Na última terça-feira, com dois gols de Van Persie, a Holanda selou a vaga na Copa de 2014com vitória por 2 a 0 sobre a Andorra. Com o resultado, o time do técnico Louis van Gaal foi aos 22 pontos, em campanha quase perfeita, de sete vitórias e um empate. Nas últimas rodadas apenas cumpre tabela contra Hungria e Turquia.
Van Persie é atualmente o artilheiro das eliminatórias europeias, com oito gols marcados, ao lado do bósnio Edin Dzeko.
A competição no Brasil em 2014 marca a décima aparição holandesa em Copas. Em nove participações, a seleção da camisa laranja tem como melhor resultado o vice-campeonato, em três oportunidades: 1974, 1978 e 2010.