África do Sul fica fora de disputa para Copa; Etiópia perto de 1º Mundial
Do UOL, em São Paulo
-
AFP PHOTO / ANESH DEBIKY
Tokelo Rantie (à frente), da África do Sul, que goleou, mas está eliminada
A África do Sul goleou o Botsuana por 4 a 1 neste sábado, mas não tem mais chances de se classificar para a Copa do Mundo. Isso porque a Etiópia também venceu no sábado (2 a 1 contra a República Centro-Africana), passando de fase Eliminatórias Africanas como a melhor equipe do grupo A.
A vaga da equipe etíope enfim se sacramentou. A Etiópia se considerava dona da melhor vaga já em junho, mas a seleção perdeu pontos por uso irregular de atleta. A África do Sul, consequentemente, voltou a ter chances.
Mas a rodada deste sábado determinou o fim dos planos dos sul-africanos em estarem no Brasil em 2014. O país interrompe histórico recente de participações em Mundiais (desde 1998, os Bafanas só não estiveram em 2006).
Foram 10 grupos com quatro seleções cada nesta etapa das Eliminatórias Africanas.
Os dez vencedores de cada grupo na primeira fase agora se dividirão em grupos de dois, que se enfrentam no sistema eliminatório, em partidas de ida e volta.
Além da Etiópia, têm vagas asseguradas para a fase de mata-mata as seguintes seleções: Nigéria, Costa do Marfim, Gana, Egito e Argélia.
Os cinco vencedores dos confrontos se classificam para a Copa do Mundo de 2014. Confira a classificação das eliminatórias da África